Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Nível de Boqueirão para de cair e CG começa a receber vazão maior no abastecimento

O nível do açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, a 185 quilômetros de João Pessoa, parou de cair, como vinha acontecendo diariamente, após o reservatório receber as água do rio São Francisco, na noite dessa terça-feira (18).

Leia também: Água do Rio São Francisco chega ao espelho d’água do açude Boqueirão, na PB

De acordo com a medição feita na manhã desta quarta-feira (19) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude está com 11,974 metros cúbicos de água, o que corresponde a 2,90% de sua capacidade máxima, que é de 411.686 metros cúbicos de água.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Para o presidente da Aesa, João Fernandes, o resultado da medição mostra que as retiradas de água, incluindo o percentual perdido com a evaporação, foram compensadas com a recarga da transposição. Segundo ele, a condição já permite o aumento na distribuição de água para Campina Grande e região. Até essa terça-feira (18), o volume liberado para a cidade era de 650 litros de água por segundo.

“A partir de hoje [quarta (19)] já estaremos liberando 850 litros por segundo para Campina Grande, o que já é um ganho muito significativo se formos levar em consideração que as águas do São Francisco chegaram a Boqueirão às 8 horas da noite”, destacou.

João Fernandes também disse que a meta é conseguir transferir cerca de 1,3 mil litros de água por segundo, num prazo de até 90 dias. “Está tudo dentro do nosso cronograma, e continuamos trabalhando para poder, quem sabe, antecipar esses prazos”, comentou.

Sobre a diminuição do racionamento em Campina Grande e nas cidades abastecidas pelo açude de Boqueirão, João Fernandes disse que essa é uma atribuição da Cagepa, mas acredita que o desligamento do sistema, que hoje acontece na tarde do sábado, certamente já tem condições de ser feito aos domingos.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.