Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

N?mero de acidentes cai 5,2% na Para?ba, mas aplica??o de multas cresce mais de 8%

O número de acidentes na Paraíba caiu de 8.091, em 2012, para 7.665, em 2013, o que representa uma redução de 5,27% nos casos. Já os registros de veículos apreendidos devido a irregularidades na documentação ou nos equipamentos de segurança caíram de 22.850 para 18.942, no mesmo período, ou seja, uma diminuição de 17,1%, em um ano. Os dados são do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTRan), que revela ter triplicado o número de ações nas ruas e estradas do estado.

Partindo desse levantamento, o comandante do BPTran, tenente-coronel Almeida Martins, disse que os resultados demonstram “o aumento do nível de conscientização do paraibano no que se refere às leis de trânsito”.

“O paraibano está mais consciente, andando mais correto e obedecendo às leis de trânsito, mas isso não é motivo para se acomodar e sim de compartilhar com os outros condutores que ainda insistem em desobedecer às leis e colocar em risco a vida de outras pessoas. É importante lembrar que as blitzen triplicaram, mas as apreensões diminuíram justamente por causa dessa observância da necessidade de andar com o veículo regularizado e o governador Ricardo Coutinho acaba de dar mais uma oportunidade para motociclistas de todo Estado com a assinatura da medida provisória que perdoa as dívidas antigas de IPVA de motos de até 150 cilindradas”, lembrou o Comandante. 

Apesar do BPTRan acreditar que o condutor está mais consciente, o número de multas aplicadas subiu de 27.516, em 2012, para 29.723 notificações, em 2013, ou seja, um aumento superior a 8%.

A maior causa das multas aplicadas em 2013 pelo Batalhão de Trânsito foi dirigir sem carteira de habilitação, com 6.206 casos, seguida de problemas na documentação dos veículos (3.909 casos); dirigir o veículo sem os documentos de porte obrigatórios (3.790) e ausência de equipamentos de segurança (capacetes e cinto de segurança), com 1.772 notificações. Os outros casos que terminaram em multa são transgressões de outros artigos do código de trânsito brasileiro.

Lei Seca

O Batalhão de Policiamento de Trânsito apoia o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nas ações da Operação Lei Seca, que desde foi criada, em setembro de 2012, já flagrou 3.184 motoristas embriagados e 399 foram presos. Nos 15 meses da operação, foram aplicados 41.294 testes do bafômetro. Só em 2013, foram aplicados 30.969 testes, resultando em 2.246 motoristas flagrados dirigindo sob efeito do álcool, sendo 284 pessoas presas. 

Habilitação social

O Governo do Estado está dando mais uma oportunidade à população de baixa renda ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação de graça, através do Programa de Habilitação Social (CNH) que abriu 3 mil novas vagas. A nova fase do programa foi oficializada nesta segunda-feira (6) pelo governador Ricardo Coutinho, em Bananeiras.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.