Durante o domingo (7), o Portal Correio realizou uma enquete no Facebook para saber a opinião dos internautas sobre a resolução dos problemas de trânsito na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, a partir da implantação da faixa exclusiva para circulação de ônibus. Como resposta, os internautas, quase que por unanimidade, não aprovam as mudanças e questionam a funcionalidade da faixa.
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Nos comentários, a internauta Renata Viana falou que a implantação da faixa exclusiva para ônibus dificultou a vida dos motoristas que precisam realizar conversões em ruas.
Já o internauta Jefferson Marinho lembrou de um acidente que ocorreu na sexta-feira (5), quando uma grávida precisou fazer a conversão, mas teve o veículo atingido por um ônibus que circulava na faixa exclusiva.
Outros internautas, como Socorro Martins, Ijaneide Araújo e Thafarel Ramon reclamaram que condutores continuam desrespeitando a faixa e que elas têm causado mais congestionamentos do que soluções para o problema do trânsito na Epitácio e nas proximidades da praça da Independência.
Já o internauta Marinaldo Santos, que mora em São Paulo, sugeriu que as faixas exclusivas sejam substituídas por corredores, posicionados nos canteiros centrais, para que os problemas com os transportes coletivos e com o trânsito intenso sejam resolvidos.
Posicionamento da Semob
Questionada pelo Portal Correio sobre um balanço das ações e da funcionalidade da faixa exclusiva no trecho da Epitácio Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) informou que vai divulgar um balanço sobre o tema no fim do mês.
“A Semob vai divulgar, no fim do mês, um balanço contendo as ações de fiscalização, multas e autuações registradas na Epitácio a partir da implantação da faixa exclusiva para os coletivos. O período de 30 dias para a divulgação dos dados é necessário para que os dados sejam concretizados”, disse a assessoria de comunicação.
À respeito da implantação da faixa no canteiro central, a Semob explicou que os ônibus da Capital não são adaptados para essa formato de mobilidade.