Moeda: Clima: Marés:
Início Economia

Notebooks e eletrodomésticos devem liderar entre presentes para o Dia das Mães

Especialista orienta que é preciso tomar alguns cuidados para que a escolha não pese na conta de energia
Dia das Mães
Foto: Pixabay

Mesmo com a inflação mais alta dos últimos 4 anos, 79% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Na Paraíba, a porcentagem é ainda maior: 85%, de acordo com a Associação Brasileira para a Competitividade e Inovação (Abracinov).

Outra pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) mostrou que os presentes mais cotados ainda são notebooks, máquinas de lavar roupas e fogões, perdendo, apenas, para os perfumes.

De acordo com o consultor de marketing, tecnologia e imóveis, Rayner Holmes, o fato de os dispositivos e os itens para o lar continuarem em alta “é resultado do home office ainda presente e da vida mais doméstica que a sociedade ainda está vivendo”.

Entretanto, para a especialista em Eficiência Energética da Energisa, Carla Petrucci, é preciso tomar alguns cuidados para que a escolha não pese na conta de energia daquelas que receberão os presentes.

“Ao comprar um equipamento novo, é muito importante verificar se ele possui o Selo Procel, que mostra se o equipamento possui eficiência energética ou não. Quanto mais eficiente for o produto, menor será o seu consumo de energia”, explica Carla.

A etiqueta apresentada nos eletrodomésticos indica o tipo de aparelho, o fabricante, o modelo, a tensão que o aparelho deve ser ligado e o consumo de energia em kWh, por mês. Além disso, para cada nível de eficiência energética, o equipamento é classificado com letras de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

O coordenador de Saúde e Saúde da Energisa, Heitor Galdino, também faz um alerta importante. “O orçamento está apertado para todos, mas, na hora da escolha do presente, é necessário verificar não só o valor, mas a certificação do Inmetro, que mostra informações de segurança, potência, referência de tensão e instruções de uso”, ressalta Galdino.

Palavras Chave

Dia das MãesEconomia

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.