Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Nova ciclofaixa de Manaíra divide opiniões sobre o trânsito

A orla de Manaíra, em João Pessoa, ganhou uma nova ciclofaixa no dia 23 de agosto, no trecho que interliga as vias da orla de Tambaú à Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra). Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), ela vai funcionar em binário com uma nova faixa, que será implementada na Avenida Edson Ramalho, também em Manaíra.

A ciclofaixa conta com 1,6 km de extensão e está localizada ao lado da calçadinha. Por esse motivo, as vagas de estacionamento foram realocadas para que continuem ao lado da faixa de rolamento de veículos. Com isso, apenas uma faixa da avenida está disponível para o tráfego de veículos, inclusive de várias linhas de ônibus que vêm do Centro e da Zona Sul da Capital. A novidade está dividindo opiniões.

Esquema do binário no bairro de Manaíra (Foto: Divulgação)

De um lado, motoristas insatisfeitos porque têm apenas uma faixa para deslocamento. Do outro lado, pedestres, ciclistas e até mesmo alguns motoristas que a defendem por entender que o espaço nas ruas é de todos, não só dos carros.

Algumas dessas opiniões foram postadas na conta do repórter da TV Correio Emerson Machado no Instagram, depois que ele publicou a indignação de um motorista com o transtorno no trânsito causado pela instalação.

Em alguns dos comentários publicados a favor da ciclofaixa, os internautas elogiaram a medida e disseram que o trânsito do trecho não mudou tanto, além de reforçarem que existem outras alternativas de percurso pelo bairro.

Para outros, a ciclofaixa prejudicou os motoristas que precisam passar diariamente pela orla.

Semob explica

A Semob disse que a ciclofaixa é uma garantia de segurança para os ciclistas que utilizam a via para deslocamento e é parte de uma política mundial de mobilidade ativa utilizada em todo o Brasil.

Quanto a condições da via, por ser estreita, foram redefinidas as faixas, implantando a ciclofaixa no sentido do fluxo da via e mantendo o estacionamento com vagas especiais, áreas para turismo e baias para embarque e desembarque de transporte coletivo.

Já sobre o transtorno no trânsito, o superintendente adjunto da Semob, Wallace Massini, explicou que é normal o tráfego ficar mais lento e congestionado o que se normalizará após um período de 15 dias da conclusão, passando pelo tempo de adaptação do fluxo e conhecimento dos motoristas que por ali trafegam.

Alguns motoristas reclamaram ainda do estacionamento na orla e falam na possibilidade de suspensão do estacionamento. “Para a retirada do estacionamento da orla, será necessário um debate mais aprofundado entre os setores hoteleiros, comerciais e com moradores da região. A Semob não tem intenção de retirar o estacionamento sem esse debate”, falou Wallace.

Percusso no Retão de Manaíra

A Semob diz que quem estiver no Retão e pretender pedalar até Tambaú poderá, em breve, fazer isso pela Avenida Edson Ramalho. Isso porque a via também receberá uma ciclofaixa, que vai funcionar apenas no sentido da Avenida Ruy Carneiro. Essa faixa terá aproximadamente 1,5 km de extensão e vai encontrar a da orla a partir da Rua Geraldo Costa. No total, o bairro de Manaíra ganhará 3,3 km de novas faixas para ciclistas.

Atualmente, a cidade de João Pessoa conta com uma malha cicloviária de 60 km. Aos domingos, esse número passa para 71,5 km devido à implantação da Ciclofaixa de Lazer da Avenida Epitácio Pessoa. Com a nova via, a cidade atingirá 74,8 km incluindo ciclovias, ciclofaixas, faixas preferenciais e ciclofaixas de treinamento.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.