Nova cidadã paraibana, Luiza Trajano declara amor pela Paraíba e defende que estado se torne ainda mais forte

Luiza Helena Trajano (Foto: Divulgação)

“Eu amo a Paraíba. Tenho uma identidade com esse Estado e acho que mereço esse título pela paixão que tenho por aqui. Esse Estado pode ser mais forte que ele é”. A fala foi da mais nova cidadã paraibana, a empresária Luiza Trajano, que comanda a rede de lojas varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas à sua holding. Ela esteve na Paraíba nesta segunda-feira (22), para receber o título na Assembleia Legislativa.

A propositura foi apresentada pela então deputada Eva Gouveia, que já não está mais na Casa. Por conta disso, recentemente, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) assumiu a autoria da sessão. “Tenho certeza que a homenagem de hoje fica na memória de uma mulher guerreira, que orgulha a todos os brasileiros. A Paraíba recebe mais uma filha para chamar de sua! Luiza Trajano tem uma história tão forte quanto a de outras paraibanas”, destacou Tovar.

O parlamentar ressaltou que a cidadania de Luiza Trajano é motivo de orgulho para todos os paraibanos. “Luiza chegou ao nosso estado antes da cidadania e chegou construindo cidadania, gerando emprego e renda. A honra nesse momento e a alegria é de paraibano para receber uma mulher com sua força!”, acrescentou o tucano.

A deputada Pollyanna Dutra destacou a importância em oficializar a entrega da honraria a uma pessoa que tem identificação pessoal com a população paraibana. “A força da mulher é incomparável e subir na tribuna para falar para você Luiza, é demonstrar essa força. Parabéns, você é merecedora dessa e de todas as homenagens”, disse a parlamentar.

A homenageada falou da sua ligação com a Paraíba. Ela relatou que veio bem jovem ao Estado, em uma viagem de lazer, e ficou hospedada no Hotel Tambau. “Eu tive uma identidade de primeira por aqui. Queria começar o Magazine por aqui. Se antes eu já investia na Paraíba, hoje tenho mais motivos para aumentar esse investimento”, comentou.

Além da sessão especial, Luiza concedeu entrevista coletiva e abordou temas como empreendedorismo feminino e a difícil tarefa das mães em trabalhar, por não ter onde deixar seus filhos. Ela falou que na sua empresa criou o cheque-mãe para que as mulheres possam pagar alguém para ficar com seus filhos, enquanto estão no trabalho. Para ela, esse é um incentivo para que as mulheres possam conciliar a atuação no mercado de trabalho com a maternidade.

Política

A empresária disse que é preciso lutar contra a Inflação e para baixar os juros. Respondeu a questionamentos sobre se será candidata ou apoia algum político. “Eu sou a favor de causas para o Brasil. A pobreza precisa ser enfrentada. Sou a favor da distribuição de renda”, disse, acrescentando que é taxada de direita quando defende privatização e de socialista ao defender distribuição de renda e programas sociais.

Eva afirmou que é uma mulher admirável é que o Brasil todo admira e é fascinado pelo trabalho dela. “Luiza é uma brasileira inquieta, à frente do tempo, uma líder e nós – paraibanos – só podemos acolhê-la como filha, essa mulher que inspira”, acrescentou.

Mesa

Na composição da mesa estava presidindo o deputado Tovar Correioa Lima; secretariando os trabalhos, a deputada Pollyanna Dutra; a ex-deputada estadual e secretária executiva de Articulação Política da Paraíba, Eva Gouveia; o secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado; o prefeito em exercício de Campina Grande, Lucas Ribeiro; o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho; presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso e a presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melka Farias.

Presenças

Ainda participaram da solenidade de entrega do título de cidadã paraibana os deputados estaduais Camila Toscano, Branco Mendes e João Gonçalves; a vereadora Eliza Virgínia; a coordenadora da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência de João Pessoa, Helena Holanda; representando o secretário Chefe do Governo da Paraíba, Roberto Paulino estava Rafael Rabelo; coordenador do Magazine Luiza no Nordeste, Júnior Pereira e representantes de outras instituições.

Perfil

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, nasceu em Franca (SP), em 9 de outubro de 1948. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, em 1972 conseguiu transformar uma rede de lojas localizada no município em que nasceu em uma rede para concorrer com gigantes do segmento, como a Casas Bahia e o Ponto Frio. Luiza Trajano é casada com Erasmo Fernandes e mãe de três filhos, Ana Luiza, Frederico e Luciana.

Ela também lidera o Grupo Mulheres do Brasil, formado em 2012 por cinquenta mulheres atuantes em diversos segmentos da economia, que se uniram por um objetivo em comum: melhorar o país. Hoje, elas são mais de quatro mil e se encontram todo mês para discutir e propor ações ligadas a educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.

Palavras Chave

Informe Legislativo
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.