Início Geral

Nova esp?cie de meningite ? causada por caramujos africanos

Uma nova forma de meningite, transmitida pelo caramujo africano, está se espalhando pelo Brasil e já foi confirmada em seis Estados: Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em oito anos, foram registrados 34 casos e uma morte.

Leia mais em Notícias no Portal Correio 

A descoberta foi feita por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A infecção é causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis. A doença já foi registrada no Nordeste, mas não há estudo sobre sua incidência na Paraíba, porém, segundo pesquisadores, existindo o caramujo, há sempre a possibilidade de haver a infecção. Mesmo assim, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que só fará qualquer ação se houver recomendação do Ministério da Saúde.

Os pesquisadores Alessandra Morassutti e Carlos Graeff Teixeira, da PUC-RS, garantiram que não há motivo para pânico, pois além de evoluir para a cura, a doença parece ser pouco incidente. Mesmo assim, recomendam precaução ao manusear os moluscos. 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.