Novo sistema reduzirá o tempo de resposta das polícias ao cidadão (Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas)

Nova plataforma agiliza atendimento pelos telefones 190 e 193

Nova tecnologia traz ainda condições para inclusão de outros serviços, como telemedicina e educação a distância, ampliando a interação entre o estado e o cidadão paraibano

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A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) está modernizando o sistema de telecomunicações, o que provocará melhorias em serviços como os telefones de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). A nova plataforma utilizará tecnologia IP, substituindo o sistema analógico, existente há duas décadas.

O gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança Pública, Fabiano Vieira, ressalta que a integração do novo sistema de telecomunicações reduzirá o tempo de resposta das polícias ao cidadão.

“Numa emergência, o atendente tem condições de colocar o cidadão em contato com os policiais que estão na rua, proporcionando mais rapidez, algo fundamental para salvar vidas”, argumenta.

Outro benefício, ainda de acordo com Fabiano Vieira, é o gerenciamento do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). “Com esse novo sistema, podemos saber em quais horários a demanda é maior, nos dando condições de distribuir nossos recursos humanos de forma mais eficiente, beneficiando toda a população”, explicou, acrescentando que, “além  disso, temos uma série de recursos que não tínhamos no sistema antigo, como gravar ligações, detectar com mais eficiência trotes”.

Mais benefícios

Além de melhorar o atendimento à população, a nova tecnologia traz ainda condições para inclusão de outros serviços, como telemedicina e educação a distância, ampliando a interação entre o estado e o cidadão paraibano.

A diretora de Logística e Patrimônio da Codata, Jacqueline Gusmão, acrescenta que o novo sistema de telecomunicações do governo trará melhor gestão, reduzindo custos dos serviços prestados.

“Além disso, a população será beneficiada com mais eficiência, principalmente nos serviços tridígitos. Eram centrais muito antigas, que agora foram renovadas”, comenta.

Será possível, ainda, o gerenciamento das ligações realizadas pelos órgãos da administração direta e indireta. Por meio de softwares específicos, a Secretaria da Administração poderá definir políticas de recursos e monitorar o consumo de cada telefone, adotando contenções de despesas quando necessário.

A modernização do Sistema de Telecomunicações da Paraíba (Projeto Telecom) teve início em 2017, com as primeiras plataformas instaladas em outubro deste ano.

A tecnologia IP é mais confiável, segura e com melhor qualidade de voz, proporcionando o desenvolvimento de mais interação entre o Estado e a população, com diferentes formas de comunicação como voz, chat e vídeo.

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