Início Geral

Novo ciberataque afeta Europa e acende alerta no mundo; veja como se proteger

Um novo ciberataque com o vírus Petya, do tipo Ransomware, que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido, afetou computadores de órgãos governamentais e empresa da Europa nesta terça-feira (27). O ataque começou na Ucrânia e na Rússia e vem se espalhando. Abaixo, Fernando Amatte, gerente de segurança da informação da CIPHER, cita dicas para fugir dos ataques. Comente no fim da matéria.


Leia também: Ataque cibernético atinge 74 países, afeta atendimento do INSS e sites oficiais da PB

Conforme Fernando Amatte, o Petya tem semelhanças com o vírus WannaCry, que afetou cerca de 200 mil usuários em 150 países do mundo no mês de maio, mas ao contrário do WannaCry, que criptografou arquivos individualmente, o Petya criptografa o disco inteiro e, se infectada, a pessoa não consegue nem ligar o computador.


Leia mais Notícias no Portal Correio

“Recomendamos que toda gestão de ativos seja revalidada e com ela a validação e implementação de no mínimo os patchs (atualizações) críticos sejam aplicadas. Com relação a máquinas que ficam diretamente expostas na internet, é recomendada uma análise nos firewalls, visando garantir que as regras não são muito permissivas e que somente os recursos necessários estão expostos”, afirmou o especialista.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.