Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Novo golpe oferece desconto em Uber e faz 40 mil vítimas em menos de uma semana

Um anúncio falso de promoção da Uber fez mais de 40 mil vítimas desde o último fim de semana, conforme alerta divulgado nesta quarta-feira (21) pela empresa de segurança online ESET. A mensagem, que teria começado a ser espalhada na internet no sábado (17), traz um link que promete código com desconto de R$ 100 no serviço de transporte. Comente no fim da matéria. 

Leia também: Falso cupom do McDonald’s faz mais de 100 mil vítimas no WhatsApp

Usuários relataram terem recebido por e-mail a falsa promoção. Ao clicar no link, o internauta é redirecionado para uma página de cadastro semelhante a da Uber. O sistema malicioso pede informações pessoais como nome, telefone, CPF e cartão de crédito. Depois que o “cadastro” é efetuado, o dispositivo usado pela vítima é redirecionado para a página oficial da Uber, na intenção de passar uma falsa credibilidade à operação realizada.

Leia mais Notícias no Portal Correio

“Os códigos promocionais da Uber disponíveis em sites de cupons ou na própria Uber geralmente são válidos somente para a primeira viagem e o usuário pode baixar o aplicativo da Uber e inserir o código no próprio app, sem precisar acessar um site e correr riscos desnecessários”, aconselha o especialista Thiago Rodrigo Carneiro.

“O usuário deve desconfiar de vantagens excessivas, evitar clicar em links de origem desconhecida e checar a informação diretamente com a empresa ou nos principais sites de cupons, que verificam os códigos de desconto e os disponibilizam gratuitamente em suas plataformas”, completa.

Como evitar

A prática de clonar uma página de loja ou serviço é denominada ‘pishing’ e bastante comum. Para evitar cair em golpes, o usuário deve verificar o cadeado de segurança no navegador (ao lado esquerdo na barra de endereço da página) e o endereço do site que está acessando.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.