Início Saúde

Novos grupos de idosos começam a ser vacinados contra Covid-19 nesta semana; entenda esquema de imunização

Como não há doses suficientes para toda a população, cronogramas de imunização são divulgados aos poucos por secretarias de Saúde
João Pessoa e Campina Grande possuem pontos de drive thru para aplicação de vacinas (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Novos grupos de idosos começam a ser vacinados nesta semana na Paraíba. Como não há doses suficientes para toda a população, os cronogramas de imunização são divulgados aos poucos pelas secretarias de Saúde estadual e municipais. À medida em que mais vacinas são enviadas, novos calendários são liberados pelas autoridades. O Portal Correio reúne, nesta publicação, os grupos já contemplados pela campanha de imunização. Entenda, mais abaixo, como será a semana em João Pessoa e Campina Grande.

Até o momento, a Paraíba recebeu 286.980 doses de imunizantes, sendo 211.480 da Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) e 75.500 da Covishield (Oxford/Astrazeneca). A primeira remessa chegou ao estado em 18 de janeiro e a campanha de vacinação começou em 19 de janeiro. Conforme consta no sistema de controle do Governo Federal, 145.770 doses já foram aplicadas. O dado foi extraído às 8h20 desta segunda-feira (1º).

A Campanha de Imunização contra Covid-19 começou pelos seguintes grupos: trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeiados, idosos e pessoas com deficiência que vivem em institutos de longa permanência. Destes, apenas os trabalhadores de saúde não foram completamente imunizados. Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, a cobertura vacinal do grupo é atualmente de 68,40%. O restante dos trabalhadores da saúde serão vacinados gradativamente, a partir da chegada de novas doses.

Com o passar das semanas, seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Paraíba estendeu a vacinação contra Covid-19 para outros grupos. Os municípios recebem quantitativos diferentes de doses, por isso, a relação de contemplados muda de acordo com cada localidade.

João Pessoa

Na Capital, além dos grupos citados anteriormente, já foram contemplados com a primeira dose da vacina: profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados, cuidadores domiciliares ativos no home care, idosos acima de 85 anos e idosos acamados acima de 80 anos.

A partir desta semana, passam a ser vacinados também os idosos com idade a partir de 80 anos e que não possuem restrição de locomoção.

O cronograma seguirá uma ordem decrescente de idade até a sexta-feira (5). A imunização ocorre nos pontos de drive thru instalados nos shoppings Mangabeira e Manaíra, das 9h às 17h.

  • 1º de março: idosos com 84 anos ou mais
  • 2 de março: idosos com 83 anos ou mais
  • 3 de março: idosos com 82 anos ou mais
  • 4 de março: idosos com 81 anos ou mais
  • 5 de março: idosos com 80 anos ou mais

Também nesta semana, poderão ser vacinados os trabalhadores da saúde da rede hospitalar de UTI, enfermaria e Pronto Atendimento Covid. Para esses grupos, a vacinação ocorre no drive thru do Ginásio O Ronaldão.

Além disso, a vacinação segue ocorrendo para grupos já haviam começado a ser imunizados. São eles:

  • Idosos com idade a partir de 85 anos (primeira dose)
  • Idosos com idade a partir de 90 anos (segunda dose – no drive thru do Ronaldão)
  • Idosos acamados e domiciliados (familiares devem fazer o cadastramento por telefone através dos números 3214-7219 ou 3214-7971)
  • Trabalhadores dos serviços de Atenção Básica (segunda dose – nas unidades de saúde da família)

O atendimento nos pontos de drive thru de João Pessoa ocorre das 9h às 17h.

Campina Grande

A partir desta terça-feira (2), começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Campina Grande os idosos com idade entre 80 e 89 anos. Como não há doses suficientes para todos, terão prioridade aqueles que possuem entre 85 e 89 anos. Segundo esquema definido pela Secretaria Municipal de Saúde, a imunização será feita da seguinte forma:

  • 2 de março: atendimento de idosos entre 85 a 89 anos de idade no drive thru (com agendamento prévio no site)
  • 3 de março: atendimento de idosos entre 85 a 89 anos de idade em 31 pontos de vacinação (não precisa de agendamento); e atendimento de idosos entre 80 a 84 anos de idade no drive thru (com agendamento prévio no site)
  • 4 a 12 de março: vacinação exclusiva dos idosos com dificuldade de locomoção nas residências (não precisa de agendamento)

O ponto de imunização na modalidade drive thru foi instalado no estacionamento do Clube Campestre. Somente pessoas que realizarem agendamento no site disponibilizado pela prefeitura serão atendidas. A vacinação no drive thru ocorre das 8h às 16h.

Já os idosos que preferirem ir a algum dos 31 pontos fixos de vacinação na quarta-feira (3) não precisam fazer agendamento. Basta levar documento de identificação com foto e o cartão do SUS. Os pontos fixos serão reservados para a faixa etária de 85 a 89 anos. Veja a lista de locais.

Segundo divulgou a PMCG, foram reservadas 3.160 doses para idosos com idade entre 85 e 89 anos. O número é suficiente para imunizar todas as pessoas nessa faixa de idade do município.

Já o quantitativo reservado para idosos que têm entre 80 e 84 anos é suficiente para apenas 26% do grupo. Campina Grande possui mais de 5.000 idosos nessa faixa etária, mas recebeu apenas 1.660 doses para este público. Ou seja, neste primeiro momento, só serão contempladas cerca de 800 pessoas, por isso a necessidade de agendamento. O restante dos idosos será vacinado quando o município receber mais imunizantes.

Remessas de vacinas contra Covid-19 enviadas à Paraíba

18 de janeiro | 114.880 doses da Coronavac (Instituto Butantan e Sinovac)
24 de janeiro | 36 mil doses da Covishield (Oxford/AstraZeneca)
25 de janeiro | 16.600 doses da Coronavac
7 de fevereiro | 56.200 doses da Coronavac
24 de fevereiro | 39.500 doses da Covishield
25 de fevereiro | 23.800 doses da Coronavac

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.