Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Número de voluntários na Paraíba diminuiu 15% em 2019

O número de pessoas de 14 anos ou mais de idade que realizaram trabalho voluntário na Paraíba diminuiu 15,2% em 2019, frente a 2018, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (4).

Leia também:

O total caiu de 121 mil pessoas para 102 mil, no último ano pesquisado. O levantamento considera como trabalho voluntário aquele que é realizado de forma não compulsória, por pelo menos uma hora na semana de referência, sem que a pessoa receba nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios.

Com isso, a taxa de realização do voluntariado no estado passou de 3,8%, no ano anterior, para 3,2%, influenciada principalmente por uma retração dessa atividade entre as pessoas não ocupadas, que caiu de 2,5% para 2,3%. Entre a população ocupada a proporção permaneceu estável.

Em contrapartida, embora o total de voluntários tenha diminuído, houve um acréscimo na média de horas semanais efetivamente trabalhadas no voluntariado, que aumentou de 5,9 para 6,8. Esse foi o maior número para o estado desde o início da série histórica, em 2016, e ficou acima da média nacional, de 6,6 horas.

A pesquisa indica ainda que a taxa de realização do voluntariado foi maior entre pessoas brancas, com o nível superior completo e no grupo de idade de 25 a 49 anos. Em relação à frequência da atividade, a PNAD aponta que 49,2% dos que atuavam como voluntários realizavam o trabalho quatro ou mais vezes por mês; 19,2% uma vez por mês; 17,2% duas ou três vezes mensais; e 14,1% participavam eventualmente ou não tinham uma frequência definida.

Além disso, congregações religiosas, sindicatos, condomínios, partidos políticos, escolas, hospitais ou asilos representavam 77,7% dos locais de trabalho voluntário, seguidos por associação de moradores, associação esportiva, Organizações Não Governamentais (ONGs), grupo de apoio ou outra organização, que somavam 10,4%. Em outros locais, atuavam cerca de 13,4% dos voluntários.

Para ser considerado como trabalho voluntário pela PNAD, a ação também deve ter o objetivo de produzir bens ou serviços para terceiros, ou seja, pessoas que não são moradoras do domicílio, nem parentes.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.