Moeda: Clima: Marés:

O que faz o Unipê ser o melhor centro universitário da Paraíba?

Qualidade educacional vem do reconhecimento de várias Instituições brasileiras

Muito aconteceu nos últimos 50 anos e há muito mais por vir. E vimos Unipê crescer e se igualar a poucos no Brasil. A começar pelo campus, que é uma aula de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Sua estrutura física tem espaços abertos e prédios horizontais organizados em uma arquitetura urbanizada. E ainda é bastante arborizado: o campus de 30 hectares preserva parte da Mata do Buraquinho, uma das maiores reservas de mata atlântica em área urbana do país.

Diferentes obras de arte estão espalhadas no campus, unindo conhecimento e preservação do meio ambiente, da nossa cultura e história. Ainda, sua infraestrutura abriga um espaço moderno e diferenciado de salas de aula, laboratórios, complexo de tecnologia, clínicas-escolas em diversas áreas, complexo esportivo com piscinas, ginásio, campos de areia e futebol, auditórios, espaços culturais, de estudos, de convivência e uma biblioteca com acervos físico e digital nacional e internacional de alto nível.

A Reitora do Unipê, Profa. Dra. Mariana de Brito Barbosa, lembra que hoje a Instituição disponibiliza à sociedade 33 cursos de graduação presencial em funcionamento, mais de 60 pós-graduações lato sensu (especializações e MBA), um programa de Mestrado em Direito e três Residências Médicas e se apresenta como a maior Instituição de Ensino Superior privada do Estado e com os melhores indicadores de qualidade acadêmica entre os Centro Universitários de João Pessoa.

Mas não é só isso: a Reitora aponta que a oferta de serviços é referência na cidade. “Serviços esses que se expandem do campus a sua estrutura extramuros de juizados próprios, complexos de prática, hospitais de relacionamento exclusivo e os mais de 500 convênios existentes com ONGs, empresas e  parcerias com instituições internacionais para intercâmbio, permitindo que sejam prestados gratuitamente à população, por meio de suas clínicas-escolas e dos mais de 100 projetos de pesquisa e extensão, alguns com mais de 10, 15, 20 anos de existência, mais de 100 mil atendimentos ao ano gratuitamente à comunidade”, pontua.

Tudo para promover uma relação efetiva entre a teoria e a prática, favorável ao estudo e à formulação de soluções para os problemas da sociedade, fomentando o perfil do egresso.

Representante do Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho (HMFRC), Irmã Maria de Fátima da Silva, reconhece a parceria exclusiva com o Unipê como um divisor de águas para a fundação ao inovar, humanizar e trazer novos protocolos para a existência do hospital. “Inovou o CTI, bloco cirúrgico, sem falar nos protocolos de inovação dentro da própria instituição”, conta. “O Unipê trouxe vida nova para a Instituição”, pontua.

Outro parceiro exclusivo é o Hospital Padre Zé (HPZ). O representante do espaço, Pe. Egídio de Carvalho Neto, ressalta que a importância do Unipê junto ao HPZ “se reflete no trabalho que é feito com as pessoas mais carentes. Aquelas que mais precisam e que vêm a esse hospital em busca de um atendimento médico, hospitalar e ambulatorial de qualidade. E como o Unipê tem feito esse serviço com tanto carinho e com tanto cuidado”.

Qualidade educacional

Anualmente, a qualidade educacional do Unipê é avaliada e reconhecida pelas mais respeitadas instituições de pesquisa do Brasil e da Paraíba. E hoje continua a se apresentar como o Centro Universitário de João Pessoa com melhores indicadores de qualidade educacional. E quem passou pelo Unipê sabe a experiência que ele pode proporcionar. É o caso da professora mestra Thatyana Guerra, coordenadora dos cursos de TI do Unipê.

Há 23 anos a história de Thatyana se confunde com a da Instituição: entrou como aluna da primeira turma de Ciência da Computação e ainda participou da fundação de alguns projetos que funcionam até hoje, como a Fábrica de Software e a Escola de Computação Solidária. Depois de três anos de mestrado na UFRJ, voltou ao Unipê como docente e, desde 2007, faz parte da coordenação dos cursos de tecnologia, a UBTech TI.

“Com muita alegria, vivi muitas histórias de sucesso, superação, crescimento pessoal e profissional de tantos alunos que se tornaram amigos e muitas colegas docentes, que podemos dizer que também têm suas histórias confundidas com a história do Unipê. Desejo que esses 50 anos do Unipê se multipliquem e muitas pessoas continuem transformando suas histórias e realizando sonhos”, comemora.

O Unipê coleta conquistas por anos a fio: é a única Instituição de Ensino Superior privada a ter o selo OAB recomenda por três anos consecutivos, possuir diversos cursos estrelados pelo Guia da Faculdade. E obteve selos e premiações de mérito por oferta de serviços culturais, de responsabilidade social, ambiental, de incentivo a ciência e a tecnologia e de pesquisa. Isso tudo mostra o forte compromisso institucional com o desenvolvimento do Estado e Nordeste.

O reconhecimento de excelência é fruto da atuação de professores da mais alta qualificação e experiência profissional. Os docentes do Unipê são majoritariamente formados por mestres e doutores, cheios de autorreflexão do seu processo de ensino e aprendizagem por meio de programas de qualificação voltados para atualização e aprimoramento de suas práticas pedagógicas, do uso de novas metodologias e tecnologias que o favorecem a dinâmica da sala de aula, a geração de novos saberes com protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências cruciais para uma formação integral, diferenciada e de excelência.

Palavras Chave

Unipê
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.