Moeda: Clima: Marés:

O que preciso para trabalhar com análise e desenvolvimento de sistemas?

Especialista comenta o perfil profissional mais requisitado nos dias atuais

Não é de hoje que vemos a área de Tecnologia da Informação (TI) crescer em diversidade de campos de atuação e do saber. Aliás, como ela abarca muito das necessidades humanas para tentar resolver problemas, a área se expande mais e mais a cada dia. Evidentemente que em termos históricos da humanidade é quase tudo bastante novo: da invenção do computador à computação quântica, por exemplo, há um tempo de menos de um século.

Hoje uma das em crescimento é a de análise e desenvolvimento de sistemas. Então o que é preciso ter para trabalhar nessa área em específico? Segundo o Prof. Dr. Felipe Soares, coordenador dos cursos de TI do Unipê, a pessoa que deseja se profissionalizar em análise e desenvolvimento de sistemas deverá trabalhar com o momento de transformação digital das organizações. Então para aquelas pessoas que gostam e se interessam pela TI, hoje no Brasil essa área contempla formação em nível superior dando título de tecnólogo (a) para estudantes formados.

“O aluno obterá conhecimentos para realizar a análise, projeto, implementação e manutenção dos vários tipos de sistemas de informação, garantindo aderência às expectativas do negócio, com o auxílio de métodos, ferramentas e processos de modelagem e gestão”, coloca. Ainda, quem é analista de desenvolvimento de sistemas, em geral, utiliza ferramentas da engenharia de software, domina diversas linguagens de programação e bancos de dados.

Para o professor Felipe, nesse sentido, um bom curso equilibra as habilidades técnicas (hard skills) com as socioemocionais (soft skills). “Isso permite o desenvolvimento das chamadas competências do século 21, que envolvem: Criatividade, Colaboração, Resolução de Problemas, Pensamento Crítico, Comunicação, Liderança, entre outras”, pontua.

Quer ser um (a) profissional dessa área?

O curso tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unipê é a sua porta de entrada! A graduação permite a formação de profissionais para atuar em áreas importantes, como: modelagem de negócios; engenharia de requisito; qualidade de software; análise e projeto de sistemas; testes de software e programação. Conheça mais aqui!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.