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O que são backlinks? O que eles podem fazer por você?

Provavelmente, você já ouviu falar em backlinks como uma das melhores estratégias para melhorar o ranqueamento de um site nos mecanismos de pesquisa, mas ainda não entende muito bem como funciona e se realmente dá resultado.

Já podemos adiantar que sim, funciona, porém, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente na hora de apontar backlinks de qualquer forma para seu site, caso contrário, o efeito será o inverso.

Lembre-se que os robôs do Google são extremamente inteligentes e se desconfiarem que existe algo de errado com esses backlinks, o seu site pode sofrer penalizações severas.

Portanto, se é a primeira vez que você está ouvindo falar em backlinks, preparamos um pequeno guia com todas as informações, e assim, você avalia se vale ou não a pena!

O que são backlinks?

Um backlink é um link vindo de outro site que aponta para o seu, sendo essencial em uma estratégia de SEO.

O Google considera os backlinks como “votos” para uma página específica.

Sendo assim, páginas com um número elevado de backlinks têm uma tendência a ter um melhor posicionamento orgânico nos mecanismos de pesquisa.

Vale lembrar que os backlinks representam o ponto chave do terceiro pilar do SEO, que é a popularidade.

Hoje em dia, é o elemento que mais impacta no ranqueamento no Google.

Portanto, as duas principais vantagens dos backlinks são:

  • Melhora sua autoridade de domínio, logo, suas posições nas páginas de resultados do Google;
  • Aumenta o tráfego do seu site.

Quanto à autoridade de domínio, é um score compreendido entre 0 e 100, e se refere à “força de classificação” de um site.

Esse Score é calculado com base em muitos elementos, cujo principal é a quantidade de backlinks recebidos pelo site.

Enfim, os backlinks mostram ao Google a reputação e confiabilidade de um site.

Por que os backlinks são importantes?

Os mecanismos de pesquisa querem obter os melhores resultados e fornecer aos usuários finais o que eles buscam.

E aqui mostra a importância dos backlinks, que é de permitir aos motores de busca avaliar a qualidade de uma página.

Mais os webmasters direcionam seus leitores para uma página, mais o site é interessante aos olhos do Google.

É por isso que é interessante e mais seguro uma estratégia de backlinks via agência de SEO para aumentar sua quantidade de backlinks e assim, sua visibilidade no Google.

Além disso, é a garantia de estar obtendo backlinks de qualidade, uma vez que essas empresas são certificadas, logo, você poderá adquirir backlinks de olhos fechados.

Portanto, ter backlinks de qualidade, além de gerar mais tráfego, tem um enorme potencial para melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa, por consequência, aumenta suas chances de conquistar novos clientes.

Como já mencionado, o Google considera os backlinks como um critério de posicionamento extremamente importante, porque traz credibilidade ao site.

Qual o impacto dos backlinks no seu SEO?

Os backlinks influenciam enormemente o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa (SERP).

Confira, a seguir, outras vantagens dos backlinks para seu SEO:

Destacar-se de sites com temáticas semelhantes

Hoje em dia, existem centenas de sites falando sobre o mesmo tema, e como se destacar e escolher aqueles que ocuparão a primeira página dos resultados de pesquisa?

Simplesmente através dos backlinks.

Dessa forma, o site que contém mais backlinks vindos de sites com forte autoridade, se classificará antes dos outros.

Posicionamento rápido na SERP

Se seu site tem um backlink de um site de alta autoridade que é visitado regularmente pelos robôs do Google, seu posicionamento vai ser mais rápido.

Além de enviar sinais positivos ao Google, seu site vai atrair novos visitantes e melhor, mais qualificados.

Como identificar um bom backlink?

Para fazer com que seu site esteja entre as primeiras posições graças aos backlinks, é necessário levar em conta alguns critérios:

Autoridade do site de origem

Uma das principais vantagens dos backlinks é que há um tipo de transferência de autoridade do site de origem para o seu (link juice).

Preste atenção ao score de domínio de autoridade, pois isso fornece indicações quanto à força do nome de domínio.

Contextualização do backlink

Além da autoridade de domínio do site de origem, seu backlink deve estar bem contextualizado e tendo relação com a sua temática.

Da mesma forma, a posição do backlink também é importante para garantir uma boa visibilidade.

Um backlink isolado tem menos impacto.

Link que gera cliques e tráfego

Um link, antes de tudo, tem como objetivo entregar aos leitores informações úteis e coerentes.

Um link é bom, um link clicado pelos visitantes, é ainda melhor…e muito mais natural aos olhos do Google.

Otimização da âncora

As âncoras dos seus backlinks devem ser repartidas entre âncoras otimizadas e não otimizadas.

A ideia aqui é otimizar de forma estratégica suas diferentes âncoras de acordo com o site no qual estão localizadas, e conforme o tema do conteúdo.

O robô do Google, assim como o usuário, deve entender pelo texto da âncora o tema do conteúdo, e assim, clicar ou não.

Fontes externas variadas

É melhor receber 100 backlinks vindo de 100 sites, que 1000 links vindo de 10.

Quanto mais variado for o perfil e vindo de fontes diferentes, mais ele será pertinente.

Qual é a relação entre os backlinks e as penalidades do Google?

O Google adota sistemas para penalizar os sites que tentam driblar as regras de classificação gerando links abusivos e não naturais.

Durante anos, a quantidade de backlinks era um indicador da popularidade e notoriedade de um site.

Hoje, os algoritmos, assim como o algoritmo Google Pinguin, foram criados para ajudar com outros fatores, a classificar os sites e páginas de forma mais pertinente, considerando a qualidade dos backlinks.

As penalidades para spam são o resultado de excesso de backlinks, repetitivos, de baixa qualidade, não pertinentes e âncoras muito otimizadas.

Dessa forma, para ter resultados é necessário seguir regras e técnicas para conseguir tráfego orgânico, posicionando seu site nas primeiras posições do Google e não ser penalizado por estratégia ruim de backlinks

Conclusão

A aquisição de backlinks é uma parte essencial de um plano de SEO eficaz.

Eles indicam aos mecanismos de pesquisa que um site é reconhecido, digno de confiança e, por consequência, que ele merece estar presente nos resultados dos motores de busca.

No entanto, não é apenas a quantidade de backlinks que atrai os mecanismos de pesquisa, mas principalmente backlinks de qualidade e vindos de uma página com autoridade.

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