Moeda: Clima: Marés:

O retrospecto entre Palmeiras e São Paulo em mata-matas é surpreendente 

Os dois clubes sempre foram clubes da parte de cima do futebol brasileiro

Quem analisa os últimos anos de São Paulo e Palmeiras de uma maneira geral, obviamente tem a noção de uma superioridade bastante considerável do Verdão. No entanto, quando ampliamos o recorte de confrontos diretos entre essas duas equipes, a situação não necessariamente reflete o atual momento. Em suma, saiba que o retrospecto entre Palmeiras e São Paulo em mata-matas é surpreendente.

São Paulo e Palmeiras sempre foram clubes da parte de cima do futebol brasileiro, colocados entre os mais relevantes. Não à toa, o Verdão é o maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro, enquanto o Tricolor Paulista é a equipe brasileira que mais venceu o Mundial de Clubes.

Todo esse poder histórico entre as duas equipes já foram colocados em prova diversas vezes ao longo dos anos. São Paulo e Palmeiras já se enfrentaram mais de 300 vezes na história, pelos mais diversos campeonatos. No entanto, em situações eliminatórias, o recorte é um pouco menor.

Ao todo, Palmeiras e São Paulo já se enfrentaram 36 vezes em jogos decisivos – ou seja, mata-matas. A última vez que isso aconteceu foi justamente em 2022, quando ambas as equipes lutaram pela classificação da Copa do Brasil e pelo título do Campeonato Paulista. Mas, afinal de contas, qual é o saldo geral?

São Paulo leva vantagem em mata-matas contra o Palmeiras

Dos 36 jogos decisivos que Palmeiras e São Paulo já protagonizaram entre si, 18 foram vencidos pelo Tricolor Paulista. O número é bastante aquém do atual cenário, que pesa muito mais para o lado do Verdão. No restante, foram 12 empates e apenas seis vitórias por parte da equipe alviverde.

O surpreendente é que, por mais que o Palmeiras seja uma equipe que nos últimos anos venceu tudo o que tinha direito, no Brasil e na América do Sul de uma maneira geral, isso não se reflete em jogos decisivos contra o São Paulo. Mesmo em um cenário mais recente, o Tricolor Paulista continua levando vantagem.

O exemplo mais recente é uma mostra perfeita disso. As equipes se enfrentaram neste ano nas oitavas de final da Copa do Brasil. O São Paulo venceu o primeiro jogo, enquanto o Palmeiras ganhou o segundo. Na decisão de pênaltis, no entanto, quem levou a melhor foi justamente o Tricolor Paulista.

Mais cedo neste ano, no entanto, o Palmeiras já havia mostrado um poder de decisão um pouco maior. Os clubes se enfrentaram pela final do Campeonato Paulista e, apesar do São Paulo ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1, acabou perdendo o segundo por 4 a 0 para o Verdão, que conquistou mais um estadual.

As primeiras decisões entre Palmeiras e São Paulo

Ainda que sejam clubes centenários, Palmeiras e São Paulo começaram a decidir campeonatos de fato na década de 1970. Em 1972 ocorreu a primeira decisão entre as duas equipes: a semifinal do Torneio Laudo Natel, que terminou justamente com a vitória nos pênaltis do Verdão – após um empate em 0 a 0 no tempo normal.

Cinco anos depois, em 1977, as equipes voltaram a se enfrentar em um mata-mata, desta vez na semifinal do Campeonato Paulista. Quem levou a melhor, na ocasião, foi o São Paulo, que venceu o Verdão pelo placar de 3 a 1 no estádio do Morumbi e avançou para a final do estadual. 

Um ano depois, em 1978, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram novamente pela semifinal do Paulistão. O Tricolor Paulista levou a melhor mais uma vez, vencendo o Verdão pelo apertado placar de 1 a 0 – mais um triunfo que acabou levando o São Paulo para a decisão do Campeonato Paulista. 

A primeira vitória do Palmeiras contra o São Paulo em mata-matas 

Apesar de ter avançado na semifinal do Torneio Laudo Natel de 1972 contra o São Paulo, o Palmeiras empatou aquele jogo – que acabou indo para os pênaltis. O fato é que demorou muito tempo para que o Verdão finalmente conseguisse vencer o Tricolor Paulista em mata-matas, fato que ocorreu apenas em 1998.

Na década de 1990, São Paulo e Palmeiras dividiram o protagonismo de títulos de campeonatos do Brasil e também continentais. Em 1998, na semifinal da Copa Rio São Paulo, o Verdão acabou vencendo o Tricolor Paulista pelo placar de 2 a 1 no jogo de ida, em pleno estádio Pacaembu. No entanto, foi eliminado nos pênaltis na volta.

Depois disso, o Palmeiras voltou a vencer o São Paulo em algumas ocasiões: oitavas de final da Copa João Havelange de 2000 e semifinal do Paulistão de 2008. A rivalidade entre as duas equipes dura até os dias de hoje – mesmo com a distância de momento.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.