Início Geral

Occhi deve se afastar e Minist?rio da Integra??o pode ter um paraibano como titular

O Ministério da Integração Nacional pode voltar a ser ocupado por um paraibano. O atual ministro, Gilberto Occhi, aguarda orientação médica para decidir se deixará a pasta, para tratamento de saúde. Carlos Vieira, secretário executivo, ascenderia ao cargo. O outro paraibano que estaria sendo cotado pelo Palácio do Planalto é o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

O Ministério da Integração é da cota do Partido Progressista. Aguinaldo já foi ministro das Cidades, na gestão Dilma Rousseff. A indicação de Vieira também teve o aval do PP.

Occhi foi diagnosticado com câncer de próstata. Ele assumiu o cargo em janeiro do ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff tomou posse para o segundo mandato.

Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi foi vice-presidente do banco público e entrou para o primeiro escalão do governo em 2014, quando substituiu, em março daquele ano, o então ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, do mesmo partido – no segundo mandato de Dilma, o PP passou a comandar a Integração Nacional e o PSD, a pasta das Cidades.

Aguinaldo Ribeiro está na disputa pela liderança do PP na Câmara Federal. No primeiro turno, obteve 11 votos e empatou com Espiridião Amin (SC). Kaká Leão (BA) conseguiu 17, mas pelo estatuto da legenda necessitava de 19 para ser consagrado como líder. A direção nacional da legenda marcou um segundo turno entre Espiridião (que teria vantagem sobre Aguinaldo pelo critério da idade) e leão. Só que Amin desistiu e anunciou apoio a Aguinaldo.

O presidente nacional do PP, Ciro Gomes, quer resolver o impasse na negociação. Uma saída que passou a ser estudada foi a volta de Aguinaldo a um ministério, o que seria facilitado com o afastamento de Ochhi para tratamento de saúde. 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.