Início Saúde

Oficina online e gratuita orienta maneira correta de fazer introdução alimentar dos bebês

Novos alimentos e papinhas podem ser adicionados à dieta a partir dos seis meses de vida
pediatra-orienta-que-maes-evitem-dormir-com-bebes-entenda
Imagem Ilustrativa (Foto: Mazinho Gomes DRT/RJ 15855)

O leite materno é o alimento mais completo para os bebês. De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida.

A introdução de novos alimentos, a partir dessa idade, nem sempre é uma tarefa fácil. Para responder às dúvidas dos pais e mães sobre esse tema, a Unimed João Pessoa realiza nesta quinta-feira (30), das 9h às 11h, uma oficina online e gratuita para clientes.

A nutricionista Paula Bacalhau, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, explica que, após os seis meses de vida, os bebês já têm um nível adequado de amadurecimento dos sistemas digestivo, renal e imunológico, o que torna segura a introdução de outros alimentos além do leite.

“A sugestão é que, no início, a alimentação tenha consistência pastosa, as famosas papinhas, e, aos poucos, vá aumentando a textura”, orienta.

Segundo Paula Bacalhau, geralmente, por volta dos oito meses, os bebês já conseguem consumir alimentos mais sólidos. “Isso varia de criança para criança, mas também depende de estímulos”, informa.

A oficina “Introdução alimentar e preparação de papinhas” tem o objetivo de ajudar os pais, esclarecer dúvidas e dar dicas de preparação das refeições dos bebês. A nutricionista explica que, para a produção dessa alimentação, o ideal é que sejam utilizados ingredientes naturais. Paula lembra que os industrializados possuem muitos aditivos químicos, prejudiciais à saúde. 

A papinha “ideal” não leva açúcar, nem sal, nem vai ao mixer ou peneira, já que deve ficar no ponto pastoso. “Elas podem ser ‘salgadas’ compostas por legumes, cereais e ou proteínas, e de frutas”, ressalta.

“Na oficina, vamos orientar a melhor forma de fazer o preparo, assim como que ingredientes usar e o que fazer caso o bebê rejeite o alimento”, adianta a nutricionista.

Para se inscrever gratuitamente, os clientes devem acessar o Canal Viver Melhor, no Portal da Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), escolher a oficina “Introdução alimentar e preparação de papinhas” e clicar em “Inscrições Online”. 

Na seção, também é possível conferir outras atividades gratuitas que serão oferecidas pela Unimed JP nas próximas semanas, exclusivamente para clientes.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.