Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Onze pessoas são presas por furto de energia em três cidades

Onze pessoas foram presas durante operação contra furto de energia nas cidades de Catolé do Rocha, São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba. A fiscalização ocorreu na segunda (13) e nesta terça (14).

Segundo a Energisa, a perda de energia nos três municípios soma 14,5 MWh, o que equivale a uma queda de faturamento de R$ 7 milhões por ano. Essa energia seria suficiente para atender 5,5 mil unidades consumidoras por um ano, o que equivale ao município de Brejo do Cruz, por exemplo.

A ação, que teve como algo principalmente unidades comerciais e residenciais de grande porte, foi desenhada após denúncias de clientes da região e estudos realizados pelo Centro de Inteligência da Energisa.

Uma vez constatadas as irregularidades, os responsáveis devem responder criminalmente pelo delito, já que o crime de furto de energia é previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, que prevê uma pena de até cinco anos de reclusão e multa.

Balanço

Apenas em 2018, mais de 10.000 unidades consumidoras na Paraíba foram fiscalizadas e 113 foram pessoas autuadas e presas com o apoio da Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC).

Crime

Além de crime o furto de energia prejudica toda a população. “O Governo do Estado deixa de arrecadar em função do furto de energia mais de R$ 35 milhões de ICMS. A população perde com isso, uma vez que os valores poderiam ser revertido em infraestrutura básica, como saúde e educação, por exemplo”, ressalta o gerente do departamento de combate a perdas, Daniel Andrade.

Como denunciar

Para denunciar o furto de energia, de forma rápida e anônima, a população pode entrar em contato com a Energisa através do call centre 0800 083 0196, site, WhatsApp 83 99185-3738, aplicativo Energisa On ou na Agência de Atendimento da sua cidade.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.