A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14) a operação “Rei da Lavagem” que cumpre oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Bento e Paulista, no sertão do estado. O principal alvo é uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, os investigados informaram trabalhar com venda de redes de dormir e mantas. No entanto, eles recebiam e transacionavam enorme quantidade de dinheiro em suas contas, vindos de empresas localizadas no estado Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do sul.
Eles teriam movimentado em torno de R$ 230 milhões, sem ter apresentado qualquer justificativa sobre a origem do dinheiro. Além desses fatos, as empresas investigadas têm como proprietários pessoas já investigadas por tráfico de drogas, armas ou lavagem de dinheiro.
O grupo criminoso também se utilizava de contas dos chamados “laranjas”, para o recebimento de valores e remessa para empresas e pessoas físicas designadas pelo grupo criminoso.
A investigação vai continuar e pretende encontrar mais provas da atuação do grupo, como também outras pessoas envolvidas no esquema criminoso.