O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, apresentou um balanço da Operação Verão durante a reunião de monitoramento realizada com os gestores da Segurança Pública, na tarde desta terça-feira (20), no Palácio da Redenção, na Capital, com a presença do governador Ricardo Coutinho. A operação segue até o fim de fevereiro em toda a faixa litorânea do Estado.
Leia mais Notícias no Portal Correio
Conforme os números levantados pela corporação, no período de 5 de dezembro até o dia 19 deste mês, os Bombeiros já realizaram 53 salvamentos de banhistas, sem registro de óbitos. Os dados incluem os resgates preventivos, quando os Bombeiros percebem que a pessoa está em uma situação de perigo e intervém antes mesmo que aconteça o afogamento. Nesses casos, a vítima costuma apresentar cansaço e pânico.
A operação, segundo o coronel, registrou a identificação de 18 crianças, que estavam perdidas e foram entregues aos pais em segurança. Também na faixa litorânea, 19 pessoas receberam atendimentos de primeiros socorros, totalizando 90 ocorrências atendidas dentro da Operação. O comandante destacou que a segurança nas praias segue reforçada até o período pós Carnaval, com efetivo extra vindo do administrativo e dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais.
Já ao longo do ano de 2014, o trabalho do Corpo de Bombeiros nas praias resultou no salvamento de 304 banhistas. No mesmo período, também foram encontradas e devolvidas aos responsáveis 124 crianças e realizados 150 atendimentos de primeiros socorros.