Início Entretenimento

Opereta cômica de Bernstein abre concerto da OSPB

A programação online Funesc na Rede, desta quinta-feira (22), vai exibir trechos do concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba no dia 14 de maio de 2015, com regência do maestro Luiz Carlos Durier, que inicia com a execução de ‘Abertura Candide’, opereta cômica composta pelo maestro e pianista americano Leonard Bernstein, e segue com o ‘Concerto para Violino e Orquestra, Op. 82’, do compositor russo Alexander Glazunov, que tem a participação do violinista Vinícius Amaral como solista. A exibição será às 20h, pelo canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/funescpbgov).

O maestro Durier explica que ‘Candide’ foi composta por Bernstein baseada em um conto de Voltaire. “Candide, a personagem, vai em busca de um mundo maravilhoso, mas as suas decepções, suas amarguras, todas as suas tristezas o fazem voltar para casa. A música é especial porque ela é cheia de humor e todos os acentos musicais são deslocados para que a gente tenha um caráter bastante engraçado”, destacou.

Sobre o ‘Concerto para Violino e Orquestra’, Durier destaca que foi nessa apresentação de maio de 2015 que a OSPB tocou pela primeira vez essa obra, que contém três movimentos, todos interligados. O caráter especial dessa música também foi lembrado pelo solista Vinícius Amaral. “Um concerto pouco tocado, porém muito bonito, muito romântico, com características de melodias muito introspectivas, muito apaixonadas, também de muito brilhantismo”, observou.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.