Moeda: Clima: Marés:
Início Música

Orquestra Sinfônica apresenta Villa-Lobos, Bach e Beethoven em João Pessoa

Concerto terá a presença dos solistas Alisson Azevedo e Eduardo Linzmayer. A regência será do maestro Gustavo de Paco de Gea
Sinfônica
Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta peças de Villa-Lobos, Bach e Beethoven nesta quinta-feira (27), em João Pessoa. O concerto acontece a partir das 20h30, na Sala Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e terá a presença dos solistas Alisson Azevedo e Eduardo Linzmayer. A regência será do maestro Gustavo de Paco de Gea. A entrada é gratuita.

O público vai ter a oportunidade de assistir a execução de belas músicas: “Bachianas Brasileiras, 4º Movimento – Fuga (conversa)”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos; “Concerto para Oboé e Violino”, do alemão Johann Sebastian Bach, que terá a participação do oboísta Alisson Azevedo e do violinista Eduardo Linzmayer; e ainda a “2ª Sinfonia”, do também alemão Ludwig van Beethoven.

O maestro explicou que o concerto será aberto com a música de Villa-Lobos. “Vai ser o quarto movimento da Bachiana Brasileira número sete. Esse quarto movimento chama-se fuga, mas também tem um nome entre parênteses colocada pelo compositor, que é conversa. É que, na realidade, o compositor fez baseando-se um pouco na música de Bach, e é por isso que se chama Bachiana Brasileira. Ele faz como se fosse uma conversa de uma família, e que tem uma frase bem parecida que todos os naipes dos instrumentos vão fazendo até se juntarem e falarem as vozes ao mesmo tempo”, contou.

Gustavo de Paco falou também sobre a segunda obra, que é um concerto com solistas. “Nós vamos ter o concerto para oboé e violino solistas, de Johann Sebastian Bach. Nós teremos nosso primeiro oboé, que é Alisson Azevedo, e o outro solista vai ser o violinista Eduardo Linzmeyer. Vão tocar acompanhados pelas cordas. Originalmente é uma obra só para cordas e cravo”. O maestro destacou que a orquestra vai receber o professor da UFPB, Daniel Seixas, para participar da obra tocando cravo.

Para terminar, seguindo com o ciclo das nove sinfonias de Beethoven, vai ser executada a 2ª Sinfonia. “É uma obra grande, uma obra importante para o repertório da orquestra, para a orquestra continuar crescendo no sentido de fazer um aprendizado, fazer escola através das nove sinfonias. Essa vai ser a segunda, seria o segundo passo, e espero que o público goste”, ressaltou o maestro Gustavo de Paco.

Palavras Chave

João PessoaMúsica
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.