Início Geral

Orquestra Sinfônica Jovem da PB traz concerto com clarinetista pernambucano

Músicas de dois compositores brasileiros abrem o concerto desta quinta-feira (31) da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do clarinetista pernambucano José Fernandes Moreira Neto como solista. O 5º Concerto Oficial da Temporada 2017 da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

“Repente Armorial”, de autoria do maestro, violinista e compositor Antônio Madureira, nascido em Macau, no Rio Grande do Norte, em 1949, será a primeira a ser executada. Antônio Madureira foi integrante do Quinteto Armorial, que associou a música erudita à popular, na década de 1970, vinculado ao Movimento Armorial, idealizado e liderado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna.

Na sequência, com a presença do solista José Fernandes, será a vez do “Concertino para Clarinete e Orquestra (Fantasia, Toada e Final-alllegro)”, do pianista, regente e compositor erudito paulista Francisco Mignone (1897-1986), dono de uma obra musical que inclui numerosas canções, obras para piano, óperas, balés, de cunho nacionalista. Antes do intervalo, os jovens músicos da OSJPB vão executar ainda o “Adagio para Cordas”, composição do compositor norte-americano de música erudita Samuel Barber (1910-1981).

O concerto segue com a execução do “Finnish Sketches, Op. 88 (moderato assai – De Kalevala e moderato marciale – Cortejo Solene)”, do compositor russo Alexander Glazunov (1865-1936), e a “Sinfonieta n. 1 (alegro moderato, andante e alegro)”, de Samuel Krahenbuhl (1980), professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, que teve algumas de suas músicas apresentadas pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Quinteto de Metais da Unicamp e Orquestra da Universidade Adventista (Unasp).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.