Início Geral

Orquestra Sinfônica Jovem faz dois concertos nesta semana em JP; veja programação

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai encerrar a programação do primeiro semestre com dois concertos esta semana. Nesta quarta-feira (14), véspera do feriado de Corpus Christi, a apresentação será na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, às 20h30, e, na sexta-feira (16), haverá participação no Projeto OSPB nos Bairros, às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, em Mangabeira. Os concertos terão regência do maestro Luiz Carlos Durier. A entrada é gratuita. Comente no fim da matéria.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O trombonista pernambucano Erivaldo Silva vai atuar como solista da apresentação de quarta-feira, na execução do “Concerto para Trombone Baixo e Orquestra”, de Eric Ewazen (1954). Antes, a orquestra abre o concerto com “Marcha Escocesa”, de Claude Debussy (1862-1918). Após um breve intervalo, os músicos da OSJPB voltam ao palco para mostrar ao público presente a composição de Alberto Nepomuceno (1864-1920), “Série Brasileira (Alvorada na Serra, Interlúdio, A Sesta na Rede e Batuque)”.

O maestro Durier destaca a importância da música de Nepomuceno, que vai encerrar os dois concertos. “É uma obra marcante, que iniciou o movimento nacionalista dos compositores brasileiros, cuja característica mais interessante é o uso do reco-reco pela primeira vez como instrumento de percussão numa obra sinfônica”, ressaltou. “Nepomuceno compôs essa obra na Alemanha, em 1891, quando ele estudava lá”, explicou o maestro.

Entre as músicas de “Série Brasileira”, A Sesta na Rede chama atenção pela beleza e pelos detalhes da execução pela orquestra. Para expressar esse destaque, Durier lembra a citação do musicólogo brasileiro Luiz Heitor: “A Sesta na Rede tem a moleza cálida das horas de sol a pinho, quando adormentada pelo vibrando afago da brisa, a gente nordestina busca preguiçosamente a rede e se entrega a seu leve e sonolento embalo”.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.