Início Entretenimento

Orquestra Sinfônica de JP realiza VI concerto oficial da temporada

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) faz o quinto concerto oficial da temporada neste sábado (10), às 18h, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A apresentação é fruto de uma parceria entre a Corte e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O evento é gratuito e tem classificação livre.

A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz – regente titular – e vai executar obras do brasileiro Alexandre Guerra (1971), compositor residente convidado para esta temporada; e do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1993), um dos mais importantes compositores clássicos.

Abrindo o programa do VI concerto da temporada, a OSMJP vai executar a obra de Alexandre Guerra, ‘Imagens para Flauta e Orquestra’, em sete movimentos: ‘Ventania’, ‘Tarde Pousada’, ‘Mar adentro’, ‘Revoada’, ‘Passeio de Outono’, ‘Da janela do trem’ e ‘Antes do amanhecer’, que terá Mirna Hipólito, primeira flautista da OSMJP, como solista.

Na segunda parte, uma das sinfonias mais importantes do repertório orquestral, a ‘Sinfonia nº 5 em Mi menor, op. 64’, de Tchaikowsky, composta em 1888 e que estreou no mesmo ano regida pelo próprio compositor. Esta sinfonia é uma das obras mais aclamadas do compositor, que apresentou a música russa como um dos grandes patrimônios da humanidade.

O regente

Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil, teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã ‘Das Freie Orchestra Berlin’ e com a ‘Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)’. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

Os convidados

Alexandre Guerra é compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compor a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Mirna Hipólito – Bacharel em música pela UFPB, começou os estudos de musicalização aos cinco anos na Escola de Música Anthenor Navarro, com flauta doce e piano. Aos dez, passou a se dedicar à flauta transversal. Foi flautista principal da Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa, da Orquestra Sinfônica de Sergipe e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe (UFSE). Lecionou flauta na cidade de Conde, no Projeto Orquestra da Cidade de Aracaju e no Conservatório Sergipano de Música. Integra o Quinteto Parambuco e é flautista principal da OSMJP.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.