Moeda: Clima: Marés:
Início Música

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa realiza concerto nesta sexta-feira

Concerto acontece no Centro Cultural São Francisco, que fica no Centro Histórico da Capital
OSMJP
Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (Foto: Divulgação/ Rafael Passos)

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza o IV Concerto Oficial da temporada 2022 nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, no Centro Cultural São Francisco, localizado no Centro Histórico da Capital. O acesso é gratuito.

O maestro regente da Orquestra, Laércio Diniz, ressaltou que o concerto é em homenagem ao compositor Astor Piazzolla. “Esta semana, se completam 30 anos de seu falecimento e nós vamos fazer As Quatro Estações Portenhas, que é uma obra muito conhecida dele, numa versão para violino e orquestra. Quem vai tocar é o Yuri Tavares, spalla da OSMJP. É uma peça lindíssima”, declarou.

Em seguida, a OSMJP executa a Sinfonia Eroica, lembrando que está sendo realizada a série completa das sinfonias de Beethoven. A cada concerto é interpretada uma delas. Nesta sexta, será a terceira sinfonia, a Eroica.

Conforme o maestro, é uma sinfonia muito importante porque define exatamente quando começa o romantismo na música. Quando Beethoven compôs essa sinfonia, ela foi considerada um grande elo de transição entre o classicismo e o romantismo, quebrando vários paradigmas do classicismo.

A sinfonia foi escrita, primeiramente, homenageando Napoleão Bonaparte. Depois, quando ele descobre que Bonaparte se coroou, rasga algumas das páginas onde dedicava a canção para ele e faz a dedicatória para outra pessoa. Até hoje existe esse manuscrito.

Palavras Chave

João PessoaMúsica

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.