Início Entretenimento

Orquestra Sinfônima Municipal se apresenta neste sábado

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, neste sábado (4), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, o VI Concerto Oficial da Temporada 2018, com obras do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e do russo Piotr Ilytch Tchaikovsky (1840-1893). A entrada é gratuita.

O concerto do mês de agosto terá a participação especial do violinista canadense Guillaume Tardif e regência do maestro Laércio Diniz, regente titular da OSMJP. A apresentação é uma parceria da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com o Tribunal de Contas (TCE-PB), por meio do Centro Cultural.

No programa da noite, duas das obras mais importantes e conhecidas do repertorio erudito, a “Sinfonia 40”, de Mozart, e o “Concerto para violino e orquestra”, de Tchaikovsky, peças que, segundo o maestro Laércio Diniz, “entraram para o gosto do público tanto pela beleza como pela profundidade que elas nos trazem”.

O concerto será aberto com a “Sinfonia nº 40 em sol menor, K 550”, de Mozart. Escrita durante o verão de 1788, esta obra tornou-se um dos principais modelos para a música sinfônica do século XIX, tendo influenciado Beethoven e Schubert dentre outros compositores. O tema central do primeiro movimento desta sinfonia é bastante usado em comerciais de rádio e TV.

Depois a OSMJP vai executar o “Concerto para violino e orquestra em Ré Maior. Op. 35”, de Tchaikovsky, que terá como solista convidado, o violinista canadense Guillaume Tardif. O “Concerto para violino” do compositor russo, escrito em 1877 – em apenas um mês – é considerado um dos mais difíceis escritos para o violino.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.