Início Geral

Os est?dios da Copa

Está acontecendo o que o povo esperava,com referência ao desperdício do dinheiro aplicado, num excessivo de estádios de futebol para sediar a Copa e sua utilização após esse evento.

Devemos aqui registrar que houve também reclamação generalizada dos próprios atletas, quanto aos longos deslocamentos para participarem das disputas. Os EUA, por exemplo, jogaram em Manaus, Fortaleza e, parece-me, que no Sul do País, percorrendo mais de 15 mil/ km, o suficiente para eles atravessarem algumas vezes o grande território norte-americano.

Nesse excesso de estádios prevaleceu o critério político, a improvisação e a falta de planejamento. Acreditamos que seis localidades seriam o suficiente.

Não vamos, aqui e agora, discutir os gastos excessivos na construção dessas obras, mas o que acontecerá com algumas delas, que certamente se transformarão em verdadeiros elefantes brancos. Vamos analisar apenas um caso, o da Arena da Amazônia, talvez construída por interesse exclusivo do líder do governo federal, que representa aquele Estado.

Concluídos os três primeiros jogos, a grande Arena da Amazônia, com capacidade para quarenta e três mil torcedores, perguntamos: qual será o seu destino?

Como no Estado do Amazonas não tem nenhum time profissional que faça parte de qualquer uma das três divisões do campeonato brasileiro, a Arena vai ser utilizada, inicialmente, pelos times que formam os torneios populares, isto é, de várzeas ou peladas, como são conhecidas, que juntos disputam o Peladão, com o ingrediente da participação de lindas mulheres que concorrem ao título de musa, representando os diversos times, em que a beleza das concorrentes influem decisivamente na classificação e vitória dos times.

Talvez a utilização da Arena Amazônia, pelo torneio o Peladão, justifique porque se trata de um campeonato popular, e todos merecem usá-lo, pois o dinheiro ali desperdiçado e aplicado foi tirado de todos nós.

Pergunta-se, agora passada a euforia, quem se habilita em manter tão grande obra? Como não existem grandes times locais, quem vai a Manaus enfrentar a chuva e o calor de 40º para jogar?

Temos quase certeza, infelizmente, que o destino dessa e muitas outras obras realizadas sem o devido estudo de viabilidade econômica, será a deteriorização. O que será uma pena. Vamos esperar para ver.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.