Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

OSJPB apresenta concerto sobre mulheres de Caymmi

O concerto desta quinta-feira (22) da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) traz a estreia mundial de uma composição do baiano Wellington das Mercês em homenagem às mulheres, por meio das que são citadas na obra do compositor também baiano Dorival Caymmi. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, o concerto terá a participação, como solistas, do trompista Adriano Lima e do trombonista Cássio Vieira, e acontece a partir das 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada gratuita.

Os jovens músicos da OSJPB iniciam a noite com a estreia mundial da obra de Wellington das Mercês (1973), intitulada ‘Caymmi: Mulheres (Marina, Dora e Morena Rosa)’.  Em seguida, será executado o ‘Concertino para Trompa e Cordas’, do compositor pernambucano Maestro Duda (1930), com o solista Adriano Lima, e o ‘Concertino para Trombone e Orquestra, Op. 4’, do alemão Ferdinand David (1810-1873), com o solista Cássio Vieira.

Para encerrar a noite de música, virá a ‘Seleção do Ballet Fausto (Dança dos Escravos Núbios, Dança Antiga, Variações de Cleópatra, Os Troianos, Variações do Espelho e Dança de Frinéa)’, do compositor francês Charles Gounod (1818-1893).

Na opinião do maestro Luiz Carlos Durier, esta apresentação tem mais destaques. “Os dois solistas são da Jovem, ambos tocam instrumento de metal: trompa e trombone. São músicos promissores, talentosos e comprometidos artisticamente com a OSJPB. Ambos aceitaram a sugestão de tocarem duas obras importantes: o Concertino de Duda, cuja estreia mundial foi realizada pela Jovem em 2006, e o Concertinho para Trombone de Ferdinand David, que ficou famoso pelo seu segundo movimento”.

Durier ressalta também a homenagem às mulheres. “A obra ‘Caymmi: Mulheres Marina, Dora e Morena Rosa’ foi gentilmente cedida pelo compositor baiano Wellington das Mercês, especialmente para a OSJPB realizar em concerto a estreia mundial. É grande responsabilidade apresentar ao mundo uma obra musical pela primeira vez”, afirmou.

“Essa em particular é rica artisticamente e totalmente inspirada na Bahia de Caymmi, na exaltação à mulher, na poesia, no jeito manso na voz e na forma cantada do compositor homenageado. Essas características foram  marcantes para tornar a execução primorosa. O fato é que abraçamos integralmente a esta tarefa com muita alegria. Somos gratos de coração a Wellington das Mercês por este valioso presente musical”, enfatizou o maestro.

O compositor Wellington das Mercês conta que nove anos após conseguir audições de Bossanovística, seguida de Salve, Salvador, resolveu escrever outra trilogia de música popular para orquestra sinfônica, incentivado pelas duas orquestras sinfônicas da Paraíba, do Amazonas, de Limeira, Sergipe e Espírito Santo, que tocaram essas peças. “Uma janela abriu-se vagarosamente, fazendo-me entender que apesar da longa espera, o sabor de ter seu trabalho apresentado é de uma sensação ímpar. Assim, pensei em escrever mais uma trilogia, dessa vez, voltada às mulheres. Logo, Dorival Caymmi, foi um dos primeiros nomes que vieram em mente. Pus em rascunho Marina. Dora, só terminei um ano após ter iniciado. Enfim, Rosa Morena, em duas manhãs estava estruturada”, explicou o compositor baiano.

Próximos concertos

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai apresentar mais dois concertos no mês de dezembro: no dia 2 fará uma homenagem ao samba, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, e no dia 12, o Concerto de Natal no Adro da Igreja de São Francisco. Já a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai encerrar a temporada 2018 no dia 6 de dezembro, na Sala de Concertos, no Espaço Cultural.

 Serviço

7º Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Solistas: Adriano Lima (trompa) e Cássio Vieira (trombone)

Dia: 22/11/2018 (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, João Pessoa

Ingresso: Gratuito

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.