Moeda: Clima: Marés:
Início Música

Ouça 10 grandes sucessos na voz de Elba Ramalho para o ‘esquenta’ das Muriçocas

Paraibana de Campina Grande é dona de uma das maiores vozes da música brasileira e encanta com canções próprias ou regravações
Virgens de Tambaú, Elba Ramalho
Elba Ramalho (Foto: Alessandro Potter/Divulgação/Secom-JP)

A paraibana de Campina Grande Elba Ramalho é uma das principais atrações desta quarta-feira (15) do bloco Muriçocas do Miramar, que também traz o DJ Alok na programação.

Para esquentar o clima do desfile de um dos principais blocos do pré-carnaval de João Pessoa, o Portal Correio lista abaixo 10 grandes sucessos na voz da cantora. Acompanhe.

Paisagem Da Janela

Faixa do álbum ‘Paisagem’, de 1995, a música é composta por Fernando Brant e Lô Borges, com produção de Guto Graça Melo. Ela foi gravada originalmente pelo cantor Beto Guedes, em 1984. A versão regravada por Elba Ramalho está na trilha sonora da novela ‘Irmãos Coragem’.

Bate Coração

‘Bate Coração’ está no álbum ‘Alegria’, lançado pela cantora em 1982. A música foi composta por Cecéu e tem produção de Mazzola e Aramis Barros e usa a onomatopeia das batidas do coração para incrementar a letra.

Do Jeito Que A Gente Gosta

‘Do Jeito Que A Gente Gosta’ é uma ode ao forró genuíno não só no ritmo, mas também nas letras assinadas por Jaguar e Severo. Com produção de Mazzola, a faixa está no álbum homônimo, lançado em 1984.

Ai Que Saudade D’Ocê

Com a carinhosa e interioriana contração de ‘de você’ em ‘d’ocê”, Elba esbanja romatismo interpretando as letras do paraibano Vital Farias, mostrando que saudade é bem mais que um sentimento, mas também música, melodia e poesia.

A música foi lançada no álbum ‘Coração Brasileiro’, em 1983, mas ganhou outras versões, como a feita ao vivo, do vídeo abaixo, para o álbum ‘O Grande Encontro II’, projeto que reuniu Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, em 1997.

Nomes como Geraldo Azevedo, Fagner, Zeca Baleiro e Lucy Alves também já deram voz a este sucesso.

Porto Seguro

‘Porto Seguro’ foi gravada por Elba em 1993, época em que o axé da Bahia estava em evidência com grandes artistas se destacando nas paradas musicais de todo o Brasil.

Nesse embalo, a paraibana deu voz às letras compostas por Durval Lelys, então vocalista da banda Asa De Águia, e regravou a música que fez sucesso originalmente com o grupo em 1992.

A letra não fala só de romance, dança e saudade, mas também é uma homenagem à cidade de Porto Seguro, no litoral baiano.

Eu Quero Meu Amor

‘Eu Quero Meu Amor’ é mais uma regravação que ficou muito popular na voz de Elba Ramalho. A versão da cantora foi lançada como faixa do álbum ‘Devora-me’ de 1993, mas foi escrita e gravada originalmente pelo cantor pernambucano, de Serra Talhada, Assisão, no vinil ‘Forró Ferruado’, de 1987.

Morena de Angola

‘Morena de Angola’ é faixa do álbum ‘Brasil Mestiço’ da mineira Clara Nunes, uma das maiores intérpretes de todos os tempos no Brasil. Lançada pela cantora originalemnte em 1980, ganhou versão na voz de Elba Ramalho em 1991, no álbum ‘Felicidade Urgente’.

Banho de Cheiro

‘Banho de Cheiro’ foi composta por Carlos Fernando e está no álbum ‘Coração Brasileiro’, lançado pela cantora em 1983. A música é puro “suco de Brasil”: cantada por uma paraibana, com frevo pernambucano, homenagens à Bahia e ainda cita nas letras o produtor da música Marco Mazzola, que é carioca.

Mazzola é conhecido no Brasil por trabalhar com grandes nomes da música nacional, como Banda Eva, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, João Bosco, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Simone.

Durante a terceira edição do Digital Music Experience, em 2017, ele disse que se encantou por Elba Ramalho ao vê-la fazer um show em cima de um caminhão na Paraíba. “Vai nascer uma artista que vai representar o Nordeste do Brasil”, disse.

De Volta Pro Meu Aconchego

‘De Volta Pro Meu Aconchego’ está no álbum ‘Fogo na Mistura’, lançado por Elba em 1985. Escrita por Dominguinhos e Nando Cordel, a música também foi produzida por Mazzola.

O Galo é Alegria

‘O Galo é Alegria’ é uma das novas músicas de Elba Ramalho, já no clima do carnaval. Homenageando o bloco Galo da Madrugada, de Recife-PE, a faixa foi lançada em 3 de fevereiro deste ano e traz participação de Alê Rocha, que também assina a composição com Elder Carlos Costa Caldas e Rubens Matos.

BÔNUS

Nesta quarta-feira (15), a cantora lança ‘Só Vai Rolar Amor’.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.