Início Geral

Outubro Rosa termina, mas Saúde mantém tratamento preventivo contra câncer de mama

A campanha contra o câncer de mama ‘Outubro Rosa’ acabou, mas a Secretaria Municipal da Saúde continua disponibilizando serviços de prevenção à doença.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferta a continuidade da assistência na perspectiva da cura às mulheres que forem diagnosticadas com a doença.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 5.200 mamografias são liberadas mensalmente.

O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que em 2016 surjam 57.960 novos casos de câncer de mama no país, sendo 250 novos casos apenas em João Pessoa.

A coordenadora da Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena, ressalta que a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém em mulheres com idade abaixo dos 40 anos a incidência vem crescendo bastante.

“É importante que todas as mulheres, com menos e mais de 40 anos, sempre examinem as mamas, com o autoexame, após a menstruação e procurem a USF para realização do exame clínico. Já as mulheres acima de 50 anos devem realizar mamografia anual ou conforme orientações médicas”, alerta Tânea Lucena.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.