O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) disponibilizou em seu site um robô virtual que interage com o usuário e fornece informações sobre sintomas e formas de prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, dentre outros dados. Desenvolvida pelo Labimec, o Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da UFPB, a ferramenta foi treinada com base em dados oficiais sobre o coronavírus e pode ser acessada no site do HULW.
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Batizado de Dr. Labimec, o chatbot criado pelos pesquisadores, na verdade, é um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens simulando uma conversa humana. Ao atender os internautas, o assistente virtual tem a finalidade de medir o grau de conhecimento das pessoas e passar conceitos oriundos de órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Entre as informações que o robô virtual repassa, estão: formas de prevenção à Covid-19, principais sintomas da doença e sugestões de hospitais de referência.
Além do professor que coordena o Labimec, Cássio Besarria, o grupo que desenvolveu o robô virtual conta com os pesquisadores Flávio Macaúbas, Maria Daniella, Pierre Hítalo, Rodrigo Jovê e Wellington Charles. A ferramenta de inteligência artificial começou a ser produzida no fim de abril deste ano e foi testada por vários grupos de pessoas antes de ser colocada à disposição da comunidade.
Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, professor Ângelo Melo, o robô virtual que tira dúvidas sobre a Covid-19 é um aplicativo que vem cumprir um papel fundamental para todos os cidadãos nesse período de pandemia. “Ele fornece informações fidedignas do Ministério da Saúde, além de combater as fakes news que estão se proliferando nas redes sociais e desinformando a população. Esse é mais um serviço que é ofertado a população da Paraíba pela parceria UFPB e HULW”, afirma.
Ao ser disponibilizado no site do Hospital Universitário, o chatbot vai poder ampliar seu alcance, atingindo também mais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E o melhor: quanto maior a interação do público com o Dr. Labimec, menos erros ele comete.
“A ideia é que a população possa tirar algumas dúvidas gerais antes de buscar atendimentos específicos. A avaliação da Equipe Labimec é positiva e temos acompanhado um número elevado de interações”, afirma Cássio Besarria. Ele também destacou o papel dos estudantes no desenvolvimento dos produtos do Labimec. “Eles fazem todo o trabalho pesado e eu apenas digo a direção”.