Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Pacientes do interior da PB somam 40% dos atendimentos no HULW

Em 2019, do total de 8.557 internações registradas no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, 5.152 (60%) eram de pessoas residentes na Capital e 3.405 (40%) de usuários vindos de outras localidades da Paraíba. Segundo a instituição, há pacientes que percorrem mais de 400 km para receber atendimento no HU.

De acordo com a superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Flávia Pimenta, o hospital tem contratualização com o município de João Pessoa, que abrange também cidades da região da Zona da Mata paraibana.

“Dos nossos pacientes, em torno de 60% estão nesse perfil demográfico. Os outros 40% vêm de localidades do interior da Paraíba e, eventualmente, de outros estados da nossa federação. A demanda surge por sermos hospital de média e alta complexidade”, explicou a gestora.

HULW recebe pacientes de outros estados

No período entre 2007 e 2019, foram contabilizadas 79 mil internações e mais de 36 mil desse montante eram de moradores de municípios distantes, inclusive de fora da Paraíba. Isso significa que mais de 45% dos usuários que precisaram de uma vaga em um dos leitos do HULW vêm não apenas do interior da Paraíba, mas também de outros estados.

Em 2019, os registros do SIH mostram que o HULW passou a atender pacientes de quase todos os estados do Brasil, sendo que a única unidade federativa não contemplada foi o Espírito Santo. Em 2014, os números revelam que o hospital atendia apenas pacientes de regiões próximas, a exemplo dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

“A abrangência do HULW cresceu após a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em dezembro de 2013. Aquisição de novos equipamentos, aumento significativo no quadro funcional, liberação de recursos para reforma e ampliação dos vários setores, além de investimentos na qualificação dos profissionais, são alguns dos pontos observados após a mudança”, informou a instituição.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.