Início Cultura

Paço Municipal recebe exposição de clubes de orquestra e ala ursas

Símbolos da exposição misturam cores e criatividade com um tom de saudosismo
Exposição acontece no Paço Municipal, em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Sem o tradicional desfile das ala ursas e dos clubes de orquestras em razão da pandemia da Covid-19, as fantasias e estandartes deixam as ruas e passam a compor a exposição ‘Paço do Frevo e das ala ursas’, a partir desta sexta-feira (12), até o dia 28 de fevereiro, das 8h às 17h, de segunda a sábado, no hall do Paço Municipal, no Centro da Capital. A mostra é realizada pela gestão municipal, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), e os símbolos misturam cores e criatividade com um tom de saudosismo.

“Essa exposição envolve 10 clubes de orquestra e 18 ala ursas. Estão expostos estandartes e cada um faz composição com uma fantasia, tanto no frevo como nas Ala Ursas”, destacou Ana Maria Gomes, diretora da Divisão de Cultura Popular da Funjope. “É uma exposição que faz o Carnaval da saudade, já que não vamos ter a festa tão esperada nesse período de pandemia”, afirmou.

Leia também: Exposição traz a história das escolas de samba de João Pessoa

O projeto, segundo Ana Maria, é uma forma de homenagear os mestres que, em todos os anos, estão alegres com o Carnaval, depois de uma longa preparação. “Este ano foi diferente”, acrescentou.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, explicou que a exposição leva para o Paço Cultural elementos simbólicos de duas manifestações do Carnaval, as ala ursas, que são 22 na cidade, e os clubes de orquestra. As ala ursas são um símbolo que abre a existência de um Carnaval em João Pessoa.

“Quando você começa a ver, nos sinais de trânsito, crianças batendo lata e tambores, fantasiadas de qualquer jeito, ali é a marca de que o Carnaval está chegando. As ala ursas têm esse valor”, concluiu.

Palavras Chave

Carnaval 2021Cultura
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.