Início Entretenimento

Painel Funesc debate sobre leitura na pandemia

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (10), às 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, e o tema do debate será ‘A nova perspectiva do livro diante da pandemia: digital vs físico’, mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira e com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

Os debatedores serão Luciano Nascimento, professor e diretor da EDUEPB; Widjane Albuquerque, bibliotecária, escritora e especialista em livros digitais; Marília Valengo, escritora, que na ocasião fará o lançamento do livro Grito em Praça Vazia.

O livro de estreia da poeta Marília Valengo esconde uma série de surpresas por trás do tom coloquial e de uma arguta observação do cotidiano. Pode ser o cenário cor de chumbo de uma cidade presente ou distante, ou mesmo de uma fotografia antiga, pode ser o ronco da motocicleta no circo mandacaru, pode ser um bilhete de despedida, um quadro de David Hockney ou a mistura inesperada, nômade, em trânsito, entre o cariri e a metrópole.

Nas palavras de Carlito Azevedo, “a poesia de Marília Valengo investiga a forma, ou melhor, as formas de ser e estar no mundo, entre mergulho e flutuação, entre pressa e vagar, entre presença e latência. E isto pode se dar tanto numa subida ao alto de uma montanha, de onde melhor se divisa a maravilha estelar, ou no mero atrevimento de ‘um pé para fora da coberta em busca da temperatura ideal’, pois nesta quinta dimensão que é a dimensão poética, um pé para fora da coberta já é uma sonda corporal do cosmos”.

‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho e, desde então, já foram realizados 18 encontros virtuais. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e a cena paraibana. Os encontros acontecem semanalmente, sempre às terças-feiras.

Debatedores

Luciano Nascimento – Pós-Doutor em Sociologia e Teoria do Direito pela Facolta di Giurisprudenza dell’Universita del Salento, Itália. Professor Efetivo no CCJ/UEPB. Docente Colaborador no PPGDH e PPGCJ/UFPB. Diretor da EDUEPB. Pesquisador CAPES no Max Planc Institute Auslandisches Strafrecht, Deustcheland/Alemanha. Líder do Grupo NUPOD/DGP-CNPq.

Widjane Albuquerque – Formada em biblioteconomia pela UFPB no ano de 2019. Estagiária na biblioteca central da UFPB , no setor de periódicos e Divisão de desenvolvimento de coleções. Autora Best-Seller da Amazon, com mais de 11 títulos lançados. Mais de 25 milhões de leituras Online.Configurou entre os cinco primeiros lugares no Ranking nacional da Amazon na categoria fantasia / sobrenatural e romance erótico. A série de fantasia é publicada atualmente pela Editora paulista, 3Dea.

Marília Valengo – É de João Pessoa, capital da Paraíba, mas mora na cidade de Nova York, Estados Unidos. Costuma dizer que tem um pé no Cariri e outro no mar. Além de poeta, é produtora de conteúdo e ultimamente, nômade. Publicou poemas nas versões digital e impressa da Revista Subversa. Grito em praça vazia é seu primeiro livro.

Serviço
Painel Funesc
Terça feira, 10/11, 19h
Tema: “A nova perspectiva do livro diante da pandemia: digital x físico”
Convidados: Luciano Nascimento (professor e diretor da EDUEPB), Marília Valengo (escritora) e Widjane Albuquerque (bibliotecária, escritora e especialista em livros digitais)
Mediação:  Jãmarrí Nogueira, jornalista da assessoria de imprensa da Funesc

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.