Início Ciência

Painel Funesc discute a importância dos planetários

Proposta é levar ao público discussões sobre linguagens artísticas, além da produção cultural na Paraíba
Espaço Cultural (Foto: Divulgação/PBTur)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (18), a partir das 19h, mais uma edição do Painel Funesc, com o tema ‘A importância dos Planetários na Divulgação Científica’. São convidados o presidente da Associação Brasileira de Planetários, José Roberto de Vasconcelos Costa, e o diretor do Planetário da UNIPAMPA (Bagé-RS), Guilherme Frederico Marranghello. A conversa será com o jornalista Jãmarrí Nogueira e com Damião Carvalho, coordenador do Planetário da Funesc, e terá transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

José Roberto de Vasconcelos Costa é bacharel em Informática pela USP, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem experiência em Ensino de Astronomia em espaços não-formais de educação. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP) e membro fundador da Associação Aeroespacial Brasileira.

Guilherme Frederico Marranghello possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desde 2006 e já trabalhou nas áreas de Astrofísica Nuclear, Gravitação e Cosmologia. Atualmente, é diretor do Planetário da Unipampa e se dedica a pesquisas na área de Ensino de Ciências, além de trabalhar com a divulgação e popularização da Astronomia, coordenando o projeto ‘Astronomia para Todos’.

Damião Carvalho trabalhou por mais de dez anos no Observatório Astronômico da Paraíba e, atualmente, é coordenador do Planetário da Funesc, onde trabalha desde 1985, integrando a equipe técnica e exercendo a função de administrar e receber as escolas e o público em geral, exibindo as sessões em que se divulga a Astronomia para todos os interessados. Com quase 40 anos de existência, o Planetário de João Pessoa tem como objetivo transmitir conhecimento básico em astronomia e já recebeu mais de um milhão e meio de espectadores, que recebem na mesma visita, lazer, entretenimento e saber.

O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou como repórter, colunista e editor setorial. Como profissional de rádio, foi redator e apresentador. Foi professor da graduação em Jornalismo na Fundação Francisco Mascarenhas. Atuou como repórter freelancer para os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc.

Painel Funesc

O Painel Funesc estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.   

Palavras Chave

Ciência

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.