A Paraíba ficou de fora da lista dos estados brasileiros que receberam óleo diesel menos poluentes estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Apenas o diesel S-10 (10 partículas de enxofre por milhão – PPM) e o S-500 (500 ppm) poderão ser comercializados no território nacional para a frota de caminhões, ônibus e outros veículos do ciclo diesel de uso em estrada, mas a Paraíba e o Rio Grande do Norte não terão acesso a essa medida.
O Superintendente da Federação de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eiblyng Scardini Menegazzo destacou que a utilização desses combustíveis menos poluentes é de grande importância para o setor, pois tanto agrega valor ambiental quanto econômico, ao sujar menos os motores e ocasionar menor manutenção. E lamentou o fato de os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte sempre ficarem de fora da lista de implantação.
“A Fetronor já enviou ofício para a Petrobras, que respondeu não atender esses dois estados com outro diesel que nao seja o S1800 – o mais poluente que existe e o mesmo que utilizado em embarcações marítimas – por não possuírem tanques para armazenar outro tipo de diesel, mas que estaria atendendo dentro do cronograma da ANP, que só prevê o atendimento aos estados do RN e PB ao final de 2014, prazo este que acreditamos, será prorrogado”, afirmou.
Renovação de frota prejudicada
Ele lembrou ainda que a situação é agravada pelos ônibus fabricados a partir de 2012 virem com motor da fase euro 7 que só funciona com o óleo diesel a partir do S50 para baixo, o que impossibilita os estados do RN e PB de renovarem suas frotas, e quando o fizerem, adquirindo de fora este diesel, encarecerem bastante os custos da operação.
Por fim, Eiblyng esclareceu que a inserção deste novo diesel, de melhor qualidade, não possui nenhum incentivo por parte das autoridades, sendo mais onerosa sua aquisição, já que não revista e contabilizada para formulação das tarifas.
De acordo com a ANP, a lista dos municípios onde o diesel S-10 deverá ser comercializado será divulgada, em breve, no site da Agência. O S-500 será vendido em todo o território nacional, exceto nas regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Belém, onde só é permitida a do S-10, o diesel com menor teor de enxofre. Atualmente, o S-10 é comercializado obrigatoriamente em 4.173 postos de combustível e outros 8.244, de forma voluntária.