Início Geral

Para?ba j? vacinou 57,21% dos c?es na campanha contra raiva animal

Iniciada no último dia 18, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal já vacinou 296.682 cães, o que significa 57,21% da meta de 80%, em todo Estado (cerca de 414 mil). A campanha segue até o dia 18 de novembro e prevê que todos os cães e gatos, a partir de três meses de idade, devem ser vacinados.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O chefe do Núcleo de Zoonozes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis, disse que cerca de 50 municípios ainda não alimentaram o sistema no site do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde e, com isso, há uma sub-notificação. “Mesmo com alguns municípios zerados, os dados têm sido bem positivos, dentro da expectativa”, afirmou.

Assis também explicou que, apesar da vacina ser importante tanto para cães e gatos, somente o número de cães vacinados entra no sistema. A quantidade de vacinas para gatos não entra na estatística. “O gato é um hospedeiro acidental e, com isso, havendo um controle da raiva na espécie canina também estamos controlando nos felinos”, disse.

A Paraíba não registra casos de raiva canina há quatro anos e há 15 não há casos de raiva humana.

A raiva

É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o Sistema Nervoso Central, levando a óbito em curto espaço de tempo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de evitá-la é a vacinação.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.