Início Geral

Para?ba quer imunizar 1,3 milh?o de animais na 2? etapa da vacina??o contra a febre aftosa

No dia 1 de novembro, a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e da Gerência de Defesa Agropecuária (Geda) da Paraíba, lançará, de forma oficial, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa. Com rebanho em mais de 1,3 milhão de bovinos e bubalinos, a meta da é alcançar 95% de vacinação.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na primeira etapa da campanha, que aconteceu em maio deste ano, atingiu um percentual superior a 94% de animais vacinados. A segunda etapa da campanha contará com investimentos na casa dos R$ 400 mil, por parte do governo do estado, que fiscalizará as propriedades e os criadores que não comprovarem a vacinação. Eles estarão sujeitos ao pagamento de multa.

Segundo o secretário de Agropecuária do Estado, Rômulo Montenegro, a Paraíba já foi reconhecida como zona livre de febre aftosa com vacinação. “Nós atingimos a meta de reconhecimento internacional e para que o status de zona livre de aftosa com vacinação seja superado para livre sem vacinação os produtores precisam continuar vacinando os seus rebanhos. Hoje, só Santa Catarina tem o status de livre sem vacinação”, afirmou.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. Os animais infectados apresentam sintomas como feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos, além de se afastarem do convívio com os outros animais e terem dificuldades de locomoção e alimentação. Desde o ano 2000 não é registrado nenhum caso da doença na Paraíba.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.