Início Geral

Para?ba quer imunizar 95% do rebanho contra a febre aftosa; vacina??o vai at? o dia 30

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no rebanho paraibano começou no último sábado (1) e irá até o dia 30 deste mês de novembro. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), a meta é imunizar 95% do rebanho.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A vacina está sendo vendida em todas as farmácias que comercializam produtos agropecuários na Paraíba e que são credenciadas na Defesa Agropecuária. Para comprar, o produtor deve levar uma caixa de isopor e um documento pessoal. O preço da vacina varia por região.

Segundo o secretário executivo da Sedap, Rômulo Montenegro, as vacinas são vendidas de acordo com o rebanho declarado pelo produtor no cadastro da Defesa. “Através do cadastro de cada produtor nós sabemos quantos animais existem na propriedade e o município em que ela se encontra, o sistema é automaticamente alimentado e o acesso se dá pelo CPF do produtor”, explicou.

O secretário da Sedap, Agamenon Vieria, afirmou que as ações regionalizadas são importantes para que o Estado não baixe os índices e chegue ao status de zona livre sem aftosa. “Nós, com muito esforço, hoje temos mercados interno e externo que nos dão a abertura e o nosso rebanho não sofre nenhuma sansão para circular no Brasil”, disse.

Após a vacinação dos animais, o produtor deve apresentar a relação dos vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha de vacinação.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.