Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Para?ba tem novo mapa pol?tico, afirma especialista

O ‘esfacelamento’ da aliança entre PSB e PSDB, que levou Ricardo Coutinho ao Palácio da Redenção em 2010, mudou completamente o mapa político da Paraíba. O senador Cássio Cunha Lima armou um xeque mate eleitoral em cima do socialista ao se candidatar a governador. Além disso, o tucano não retirou apenas o apoio dos seus correligionários, mas levou para sua coligação vários partidos que integravam a arco de aliança socialista. No momento, se apresenta como favorito nas pesquisas de opinião pública.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

A decisão Cássio Cunha Lima se candidatar a governador mudou completamente o mapa político da Paraíba. Ele conseguiu atrair o maior número de legendas (14), provocando rompimentos tidos como improváveis com o governador Ricardo Coutinho.

O primeiro abalo acorreu no próprio PSB que perdeu o principal aliado político, ou seja, o próprio PSDB. Em seguida, o atingido foi o PMDB que esperava polarizar a disputa com Ricardo Coutinho teve sua candidatura, anunciada há quase dois anos, inviabilizada. Com isso, saiu de cena o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo e assumiu o posto de candidato a governador o seu irmão, senador Vital Filho.

Seis candidatos disputam o Governo do Estado nas eleições de outubro: o governador Ricardo Coutinho que tentará à reeleição, o senadores Cássio Cunha Lima (PSDB)e Vital do Rêgo Filho (PMDB), além de Tárcio Teixeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU) e Major Fábio (Pros).

A candidatura de Cássio Cunha Lima foi a que atraiu mais partidos. Ao todo recebeu o apoio de 15 partidos na sua aliança (PSDB, PTB, PSD, SDD, PSC, PRB, PT do B, PPS, PMN, PTC, PEN, PTN e PSDC, PR e PP). Ricardo Coutinho que pretendia contar com pelo menos 16 partidos em seu arco de aliança conseguiu apenas 11 e corre o risco de perder o aporte do PT para o PMDB. Os socialistas fecharam com PT, DEM, PDT, PCdoB, PV, PRTB, PRP, PSL, PPL, PHS, além do PSB. O PMDB espera pelo apoio do PT que selou aliança com o PSB. O impasse deve ser resolvido pela direção nacional do partido do PT.

Fittipaldi diz que mudança no cenário político era previsível

O cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ítalo Fittipaldi, declarou que a mudança no cenário político paraibano, devido à presença do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na disputa pelo Governo do Estado, era previsível. Segundo ele, o principal atingido com isso foi governador Ricardo Coutinho (PSB) – ex-aliado do tucano.

Leia matéria completa na edição deste domingo (20) do Jornal Correio da Paraíba

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.