A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) parabenizou, nesta quarta-feira (6), os 88 municípios paraibanos que conquistaram o Selo Unicef, edição 2021-2024, um recorde histórico, mostrando o comprometimento das gestões municipais com a proteção de crianças e adolescentes. As administrações avançaram nas políticas públicas, superando a média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra a violência.
“A Famup comemora e parabeniza todos os municípios que avançaram, especialmente em regiões vulneráveis, conseguindo superar atrasos e melhorar a vida de milhares de crianças e adolescentes. Esse é o resultado positivo de gestões comprometidas com o bem-estar do seu povo, que alcançaram mais eficiência em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
Para alcançar esses resultados, os 923 municípios brasileiros reconhecidos com o Selo Unicef empenharam-se em cuidar da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição dos jovens para o mercado de trabalho; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso a água limpa; proteger crianças e adolescentes da violência; e garantir proteção social às famílias vulneráveis, especialmente as pertencentes a povos e comunidades tradicionais.
A Unicef destacou que, após quatro anos de muito trabalho, as 923 cidades brasileiras que conquistaram o Selo conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra a violência.
Vacinas – As coberturas vacinais melhoraram mais nos 923 municípios certificados com o Selo Unicef em comparação à média nacional. No Brasil, de 2020 a 2023, a cobertura da Tríplice Viral (D2)* aumentou 2,6% (de 64,27% para 65,91%); nos municípios certificados pelo Selo Unicef, o aumento foi de 17,7% (de 56,4% para 66,4%).
Educação – O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo Unicef em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Nos 923 municípios certificados, a queda foi ainda maior: 47% (de 1,7% para 0,9%).
Confira os municípios que receberam o Selo: