Início Geral

Paraíba deve vacinar mais de um milhão de pessoas contra o vírus da gripe

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza terá início no dia 17 de abril e terminará em 26 de maio. De acordo com o Correio Online, o Dia D está previsto para 13 de maio. As principais mudanças na campanha deste ano em relação ao ano passado na Paraíba, são a meta a ser atingida, que agora é de pelo menos 90% das pessoas a serem vacinadas, que no ano passado era de 80%, e a inclusão dos professores da rede pública e privada (federal, estadual e municipal), no público-alvo.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com a técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Márcia Mayara, o momento é de orientar e esclarecer a respeito das mudanças. “Estes momentos são importantes para esclarecer dúvidas sobre algumas mudanças e também é uma oportunidade de passar as orientações para os novos gestores e profissionais de saúde”, disse.

Durante a campanha serão distribuídas 1 milhão e 177 mil doses para todo Estado. Na Paraíba, 1 milhão e 70 mil pessoas estão dentro dos grupos prioritários, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional, além dos professores das escolas públicas e privadas (federal, estadual e municipal).

A Coordenação Estadual do Programa de Imunizações da SES está realizando, nesta terça (4) e quarta-feira (5), reuniões preparatórias para a Campanha. O objetivo é discutir a operacionalização da campanha com os coordenadores de imunização regional, municipal e operadores do sistema de informação dos 223 municípios paraibanos.

Nesta terça-feira (4) pela manhã, ocorreram reuniões preparatórias em João Pessoa, no auditório do Cefor, e em Campina Grande, no auditório do Hospital de Trauma, e à tarde, na 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos. Nesta quarta-feira (5), será em Sousa, no campus da UFCG, das 8h às 12h.

Campina Grande também planeja campanha

Na cidade de Campina Grande, que também planeja uma campanha de vacinação contra a gripe, dentro do público-alvo, os grupos prioritários que devem ser vacinados em 80% são as crianças de seis meses até quatro anos de idade (26.951), trabalhadores em saúde (6.826), gestantes (4.957), puérperas (815) e idosos (43.349). Isto configura um total de 82.898 pessoas e pelo menos 74.608 precisam ser imunizados.

A vacina protege contra vários subtipos da gripe, incluindo a H1N1. “Mesmo quem se vacinou no ano passado precisa ser vacinado novamente porque todos os anos a vacina muda para ficar mais eficaz e o próprio vírus fica mais resistente às vacinas anteriores”, explicou a coordenadora municipal de Imunização da cidade, Miralva Cruz. As doses serão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Saúde e também serão realizadas vacinações pontuais em locais diferentes.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.