Moeda: Clima: Marés:
Início Eleições 2022

Paraíba é apontada como foco de tensão à campanha de Lula

Provável chapa com PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade não deverá ser replicada no estado
Lula
Veneziano e Lula devem ser aliados nas Eleições 2022 (Foto: Divulgação)

A possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Planalto tem a Paraíba como um dos maiores pontos de tensão para a campanha do petista no Nordeste.

De acordo com o blog da jornalista Sony Lacerda, a provável chapa com PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade não deverá ser replicada no estado. O governador João Azevêdo (PSB) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), rompidos desde 2019, protagonizam desavenças públicas e enfrentam uma disputa aberta pelo apoio de Lula no estado.

A situação chegou ao ponto do PT na Paraíba se “queixar” diretamente ao diretório nacional após fotos, sorrisos e abraços trocados entre Lula e João. Resultado: uma intervenção dando mais poderes ao grupo de Ricardo e um vídeo do ex-presidente que fala na construção de uma parceira do partido com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Azevêdo concorre à reeleição amparado por uma ampla frente de partidos como o PCdoB, Rede, PV, Republicanos, além de parte do PT e lideranças do MDB.

Em entrevista a jornalistas e youtubers, semana passada em São Paulo, Lula classificou como um “bom problema” o cenário eleitoral conturbado e com múltiplos palanques na Paraíba. “Um técnico da seleção tem um bom problema quando tem muito jogador bom. Na Paraíba, eu estou feliz com a minha situação, porque muita gente boa quer trabalhar conosco, querendo fazer aliança. Eu não recuso voto”, disse.

Além de João e Veneziano, Lula também será apoiado pela pré-candidata ao governo Adjany Simplicio (PSOL) e mantém conversas com a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), que não tem legenda garantida após a intervenção.

Partidos da base de Lula na Paraíba:

  • PSB – pré-candidatura do governador João Azevêdo
  • PT – Apoio ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), mas com base rachada
  • PCdoB – apoia João Azevêdo
  • PV – apoia João Azevêdo
  • Rede – apoia João Azevêdo
  • PSOL – pré-candidatura de Adjany Simplicio
  • Solidariedade – apoia João Azevêdo

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.