A Energisa, empresa distribuidora de energia na Paraíba, registrou mais de 150 acidentes de trânsito com abalroamento em postes na Paraíba.
Segundo a empresa, João Pessoa e região metropolitana, lidera o ranking com 36 ocorrências, seguida pela região de Campina Grande com 26, e Patos com 11 colisões.
Dependendo da complexidade do abalroamento, um único acidente pode afetar, em média, o fornecimento de energia elétrica para mais de 500 clientes e, algumas vezes atingem bairros inteiros
Danielly Formiga, gerente de Construção e Manutenção da Energisa
Ao todo, mais de 60 mil clientes tiveram seu fornecimento de energia impactado por conta dessas colisões.
Por conta do risco de choque elétrico para os ocupantes do veículo e para pessoas nas proximidades, a Energisa alerta, que nestes casos, o melhor a fazer é esperar dentro do carro, sem tocar em partes metálicas e cabos, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto da colisão deve manter distância e avisar a concessionária.
Após a colisão, é necessário chamar equipes de socorro, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Corpo de Bombeiros.
Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.