Moeda: Clima: Marés:

Paraíba supera índice nacional de desemprego e Tovar afirma que Governo não tem política de retomada da economia

Tovar Correia Lima (Foto: Divulgação)

A Paraíba superou o indicador nacional em percentual de desemprego. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) mostram que a taxa média de desocupação no Estado, em 2021, foi de 14,8%, acima do indicador brasileiro (13,2%). Neste domingo (1º), Dia do Trabalhador, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), cobrou que o Governo do Estado desenvolva políticas públicas pela retomada da economia paraibana com foco no emprego e renda.

“Infelizmente o Governo manipula dados e o governador João Azevedo finge que acredita. Mas a população sente na pele os efeitos do desemprego. Até hoje, não tivemos ações concretas de retomada da economia e o resultado é esse desastre. Infelizmente, neste 1º de maio não temos o que comemorar, só o que cobrar”, disse. 

Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam ainda que houve uma leve melhora em relação ao observado em 2020 no estado (15%). Porém, o patamar registrado antes da pandemia de covid-19 não foi recuperado, tendo em vista que, em 2019, a proporção de desocupados era de 11,8%.

“Este ano a Paraíba continua apresentando saldo negativo em relação aos postos de emprego, apesar do Governo do Estado se utilizar de recortes de cenários para mostrar números positivos, não correspondendo a realidade. Ainda que a estatística tenha algum ajuste, a realidade não se muda. O Governo do Estado precisa agir a apresentar uma solução para a geração de emprego e renda no nosso estado”, destacou Tovar. 

Caminhos – O deputado Tovar realizou o ‘Fórum Caminhos da Retomada’, focados na busca de alternativas para a retomada do crescimento econômico no Estado. A proposta foi a de buscar junto às entidades produtivas, os setores empresariais, comerciantes, universidades e a população ideias que possam garantir a construção de um plano de retomada econômica na Paraíba para o pós-pandemia.

Entre as propostas levadas pelo parlamentar está a criação do Centro Paraibano de Emprego, que será um espaço de oportunidades visando reunir serviços de abertura de empresa e de apoio ao pequeno empresário que quer recuperar o seu negócio, com parcerias com bancos de fomento de crédito e cooperativas.

*Conteúdo de responsabilidade da assessoria de Tovar Correia Lima

Palavras Chave

Informe Legislativo

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.