Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Paraíba tem 15,6 mil vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sisu no 1º semestre de 2022

Inscrições para as vagas ofertadas no sistema estão previstas para ocorrer entre os dias 15 e 18 de fevereiro
Universidade Federal da Paraíba tem o maior número de vagas (Foto: Divulgação/UFPB)

As quatro instituições públicas de ensino superior da Paraíba vão ofertar um total de 15.649 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2022. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terá o maior número – 7.625, no total. A última instituição a confirmar a quantidade de vagas disponíveis foi o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e as inscrições para as vagas ofertadas no sistema estão previstas para ocorrer entre os dias 15 e 18 de fevereiro.

Veja o panorama das vagas em cada instituição:

UFPB

A instituição ofertará 7.625 vagas, sendo 3.807 para ampla concorrência e 3.818 para estudantes vindos do Ensino Médio em escolas públicas, em atendimento à Lei 12.711/2012.

No Termo de Adesão, publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB, está disponível a distribuição das vagas em cada um dos 122 cursos participantes, nos quatro campi da Instituição, com os pesos e notas mínimas exigidas para os candidatos, além da documentação necessária para a matrícula dos aprovados.

Conforme o documento, a nota mínima exigida para a redação é de 400 e a média mínima no Enem também é de 400.

UFCG

A UFCG ofertará 3.175 vagas, sendo 1.576 de ampla concorrência e 1.599 são reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 76 cursos de graduação nos sete campi da UFCG: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Sousa, Pombal e Sumé.

Poderão participar do processo seletivo estudantes que realizaram a edição do Enem em 2021 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

No Termo de Adesão (item 4, a partir da página 87), é possível verificar a documentação básica e para vagas reservadas, necessária para o cadastramento (registro acadêmico) na UFCG.

UEPB

A instituição estadual vai ofertar 3.139 vagas para todos os 77 cursos de Graduação nos oito campi da Instituição (Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Lagoa Seca, Araruna, Monteiro, Patos e Catolé do Rocha).

Dentre o total de vagas, 2.345 serão para ampla concorrência e 794 para a Lei de Cotas. A média mínima para entrar na concorrência é de 400 tanto na redação quanto na prova do Enem.

IFPB

O Instituto ofertará 1.710 vagas distribuídas por 45 cursos de graduação em 10 campi (Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa).

Do total de vagas, 797 são de ampla concorrência, enquanto as outras 913 são destinadas as ações afirmativas.

Uma iniciativa do IFPB quanto ao acesso, trata-se da cota de inclusão regional, já pactuada junto ao Sistema de Seleção Unificada para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais integralmente no estado de Paraíba. A adoção desta cota, para todos os cursos graduação presenciais ofertados pelo Instituto representa um acréscimo de 10% (dez por cento) na nota final do Enem.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.