A Paraíba registrou uma das maiores quedas no número de desmatamento em 2024. De acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), divulgado nessa quinta-feira (15) pelo Sistema MapBiomas, o estado teve uma redução de 44% nos alertas de desmatamento, o que representa cerca de 5.500 hectares de vegetação nativa preservados.
Esse resultado se dá pelas ações de monitoramento, fiscalização e educação ambiental, além de projetos voltados à preservação promovidos pelo Governo da Paraíba.
As medidas seguem diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 e incluem a execução do Programa Paraíba Mais Verde e outras iniciativas que que trabalham para a sustentabilidade no estado.
Em todo o Brasil, o desmatamento também caiu: a redução foi de 32,4% em 2024, com 1.242.079 hectares desmatados, contra 1.829.597 hectares em 2023.
Esse é o segundo ano seguido de queda e a primeira vez, desde 2019, que todos os biomas brasileiros — com exceção da Mata Atlântica, que manteve o mesmo índice — apresentaram redução nas taxas de desmatamento.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp