Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Paraíba vacina 38,6 mil pessoas em dois dias de mobilização contra a Covid-19

Iniciativa teve o intuito de atualizar o cartão de vacinas de mais de 1,5 milhão de paraibanos que estão com doses contra o coronavírus em atraso
Covid-19
Foto: Ricardo Puppe/Secom-PB

A Paraíba somou um total de 38.671 pessoas vacinadas nos dias D contra a Covid-19, realizados na última sexta-feira (1º) e nesse sábado (2). A iniciativa, mobilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), teve o intuito de atualizar o cartão de vacinas de mais de 1,5 milhão de paraibanos que estão com doses contra o coronavírus em atraso.

A maioria dos municípios do estado aderiu ao Dia D – ao todo 198 abriram as salas de vacina para a população a partir de cinco anos de idade, até os idosos maiores de 80 anos aptos a tomar a segunda dose de reforço.

O primeiro dia de mobilização contou com 24.637 pessoas vacinadas, já o segundo contabilizou 14.034 vacinados. Entre os municípios que aplicaram mais doses estão: João Pessoa (5.637), Campina Grande (2.206), Sapé (1.013) e Sousa (926).

A Paraíba figura entre os estados com a maior cobertura vacinal do país, ficando até acima da média nacional em relação à primeira e à segunda dose. Para a secretária executiva de Saúde do estado, Renata Nóbrega, o desafio agora é fazer com que a população tome a dose de reforço em tempo oportuno para que a campanha atinja o objetivo de ampliação de cobertura contra a Covid-19.

“Estamos passando por um processo de diminuição das internações e casos do vírus e isso se deve sobretudo ao uso de máscaras e ao aumento no número de vacinados em todo o estado. Temos 78,5% da população total do estado vacinada com duas doses. Agora é hora de fortalecer essa proteção com a terceira dose em tempo oportuno. Vale lembrar que, com todas as doses em dia, maior será a proteção para o indivíduo e para todos na sociedade”, ressalta.

A SES já distribuiu 9.134.144 doses de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha em janeiro de 2021. Atualmente, podem se vacinar crianças de cinco a 11 anos e adolescentes de 12 a 17, com duas doses, e adultos, maiores de 18 anos com o esquema primário (duas doses) e um reforço. Os idosos acima de 80 anos devem seguir o esquema com uma segunda dose de reforço, a ser aplicada quatro meses após o primeiro reforço.

Palavras Chave

PandemiaVacina
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.